Gestão da inovação permite que as ideias inovadoras para os processos internos das empresas sejam estruturados e aplicados no negócio. Sendo assim, possibilita que inovações sejam inseridas contextualmente no negócio, ao passo que objetivos sejam alcançados.
Contudo, a gestão da inovação precisa de diretrizes e definições, de modo que se torne mensurável como outras implementações das empresas.
A estrutura de uma gestão da inovação é multifatorial, ao passo que cada fator deve ser tratado de modo adequado. Sendo assim, as ações referentes à inovação empresarial precisam estar dentro de um planejamento estratégico. De modo que essas ações sejam organizadas e controladas. Certamente a gestão da inovação requer que as ações sejam direcionadas para vários projetos dentro das áreas da empresa.
No entanto, uma melhoria pode ser servir para apenas uma área e não para as demais. Bem como uma ideia inovadora pode ser pertinente à toda a empresa, exceto um setor que não se enquadra por alguma particularidade.
Cabe à gestão da inovação que as propostas inovadoras sejam concretizadas, bem como o desenvolvimento de uma proposta.
Entretanto, é possível fasear a inovação para que possa realizar a gestão de forma otimizada.
Os envolvidos na empresa podem ser reunir para que uma reunião baseada em Brainstorming, ou seja, uma chuva de ideias inovadoras. No entanto, para que dessa reunião surjam projetos e melhorias, a empresa precisa ter uma gestão participativa.
A gestão de novas sugestões é feita através da análise de compatibilidade da ideia oriunda da reunião na fase 1. Certamente a análise deve ser feito juntamente aos gestores das áreas afetadas.
Nessa fase as soluções foram aceitas e serão desenvolvidas. Começa o planejamento estratégico da inovação, ao passo que a gestão dessa inovação seja acompanhada e ajustada, como os demais projetos da empresa.