É obviamente mais fácil para uma empresa implementar sua gestão considerando apenas os fatores internos, ao passo que isso ainda é um grande desafio para muitos empreendedores.
Todavia, dentro do conceito de administrar um negócio, é fundamental que sejam considerados fatores externos, uma vez que esses impactam diretamente nos resultados de qualquer empresa.
Falamos detalhadamente sobre essas análises, caso queira conferir basta clicar aqui, que irá ter acesso ao nosso artigo sobre as análises de ambientes interno e externo.
Porém, após ter feito tais análises, como pode gerir a empresa de forma segura?
Dentro da administração não há um conceito pronto, uma vez que fatores externos mudam conforme o segmento, porte e nicho de mercado atuante, dentre outros fatores.
Todavia, algumas ações podem ser tomadas, quando já possui as análises corretas.
Concorrência é uma ameaça externa, uma vez que pode fazer com que um empreendimento feche as portas. No entanto, dentro do marketing digital há um conceito chamado Benchmarking que torna a concorrência uma oportunidade.
Assim sendo, pode analisar o que atrai os clientes, ferramentas utilizadas, produtos principais, dentre outros fatores que podem ser informações para a sua melhoria interna.
Crises são fatores externos imprevisíveis, visto essa crise por conta da pandemia causada pelo Coronavírus. No entanto, essa ameaça sempre irá existir, e maior ou menor grau.
A saída para esse fator inovar no mercado. Certamente as crises tiram o capital de giro das empresas, o que pode demandar solicitar créditos, por exemplo.
Todavia, há negócios que mudaram a forma de vender, entregar ou até mesmo o nicho de mercado. Sendo assim, inovação ajuda a sair das crises.
Decerto que uma reserva financeira é fundamental para uma empresa ter capital para gerir suas ideias.