A função de um gerente de projetos é de extrema importância na empresa, uma vez que é ele quem determina as etapas e toma as principais decisões na execução dele. Sendo assim, conheça mais a respeito dessa posição dentro da estrutura organizacional.
É a pessoa responsável para planejar e coordenar a realização do projeto, para que o sucesso seja o resultado. Assim, representam a mudança e a inspiração para os colaboradores voltados para atingir os objetivos.
Este profissional determina os objetivos do projeto, estabelece os responsáveis, delega tarefas, elabora documentos e faz o acompanhamento, além de sempre estar buscando alternativas para possíveis imprevistos. Enfim, garante que o projeto em execução passe por um desenvolvimento de maneira a obter os melhores resultados.
É ele que possui uma visão ampla sobre o projeto e não somente em partes, o que facilita a realização da gestão de recursos, riscos e colaboradores, atendendo às necessidades.
E com a experiência adquirida com a efetivação de um projeto, será possível desenvolver muitos outros, o que favorece a operacionalização deles e seu trabalho seja mais reconhecido. Mas não é possível esquecer que: cada projeto é único e exclusivo e as ações desenvolvidas em um, podem não ser úteis em outro.
As funções principais de um gerente de projetos são:
Além disso, é responsável por estabelecer cronogramas para os processos e a entrega final. Pode parecer simples, mas, o planejamento é fundamental e pode requerer toda a experiência adquirida em projetos anteriores, bem como os erros e acertos.
No planejamento, é preciso estabelecer as métricas para verificar o bom andamento do projeto. Entretanto, são também funções de um gerente de projetos:
Para ser um bom gerente de projetos, é necessário que o profissional tenha as seguintes competências:
Os gerentes de projetos são agentes de mudança e, desta forma, é possível que inspire e motive a equipe de colaboradores, para atingirem os melhores resultados.
Além disso, é preciso delegar as tarefas, bem como simplificar as atividades e, assim, garantir que a equipe esteja alinhada com a cultura da empresa.
Os conflitos de ideias podem surgir a qualquer momento desde a execução até a finalização e cabe ao profissional, atuar como gestor de relacionamentos. Assim, é preciso ouvir ambas as partes e chegar a um entendimento que seja bom para as partes e para a empresa.
Mas não esqueça de documentar todos estes fatos, o que pode ser útil sempre que for necessário, ou que houver outros conflitos.
Saber as etapas da execução das tarefas, e estabelecer as prioridades é fundamental para que o gerente de projetos tenha uma posição de gerenciamento. É como estabelecer em cada etapa da execução, quais são as prioridades e quais são os impactos da não realização das prioridades para o projeto todo.
A habilidade de negociação, faz do gerente de projetos, uma pessoa que utiliza da persuasão para negociar realocação das equipes, prazos e recursos necessários para atender as necessidades do projeto.
Esta habilidade é essencial para que o projeto finalize da melhor forma possível, atendendo os objetivos da empresa e as razões pelas quais ele está sendo executado.
A negociação pode ocorrer em diferentes níveis da administração, desde que seja possível finalizar o projeto, oferecendo os melhores resultados.
Veja: a presença de um gerente de projetos é fundamental para a empresa, pois a validação dos objetivos perpassa principalmente pelo seu gerenciamento.