O Crescente Fértil é conhecido como o “Berço da Civilização” tendo em vista que diversos povos da antiguidade, aproximadamente 10.000 a.C. desenvolveram-se nessa região, por isso possui enorme importância histórica.
Trata-se de uma região presente no Oriente Médio, com aproximadamente 500 mil km² de extensão. Está localizada entre a algumas nações; são elas:
Ademais, ele abriga rios de grande importância na região, dentre os principais o Nilo, Tigre, Eufrates e Jordão. A saber, todos eles foram fundamentais para o desenvolvimento da agricultura, tornando o principal meio de sobrevivência das civilizações da antiguidade oriental.
O Crescente Fértil possui grande importância histórica, por isso tornou-se um tema cotado para o Enem e demais vestibulares, acompanhe o artigo e saiba mais sobre!
O Crescente Fértil possibilitou o desenvolvimento da agricultura, atividade primordial para a fixação de humanos na região por conta do nomadismo.
Por isso, ele se destaca pelo importante papel no desenvolvimento social, político, econômico e cultural das civilizações orientais.
A partir desse cenário as civilizações antigas passaram a fixar-se em um local e produzir os seus próprios alimentos.
Essa fixação em locais estratégicos foi fundamental para o desenvolvimento das cidades, e principalmente das antigas civilizações. Podemos destacar também o desenvolvimento científico e o progresso tecnológico, além de outros meios de subsistência.
A saber, diversos métodos de agricultura foram aplicados, como os sistemas de irrigação e a drenagem de pântanos que ao longo do tempo foram se ampliando e desenvolvendo as civilizações.
Ademais, muitos historiadores afirmam que o Crescente Fértil foi percursos na formação das grandes civilizações conhecidas como impérios.
Contudo, nos dias atuais o Crescente Fértil sofre severamente com os impactos ambientais. Diversas regiões que antes eram férteis, hoje encontram-se em situação de desertificação, portanto tornaram-se improdutivas.
Diversas civilizações desenvolveram-se na região conhecida como Crescente Fertil, podemos citar, por exemplo:
Contudo, podemos destacar dentre essas duas civilizações que se destacaram nesse período:
Por fim, a título de curiosidade o termo “Crescente Fértil” foi usado a primeira vez pelo arqueólogo americano James Henry Breasted (1865 – 1935).
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Crescente Fértil?
Não deixe de ler também – História: Antiguidade Oriental para o Enem.