A climatologia é um tema sempre presente em vestibulares e no ENEM na parte de geografia. Vez ou outra surge relacionada em algum assunto da atualidade também.
Portanto, estudantes que se preparam para tais provas precisam ficar por dentro dessa matéria.
Climatologia consiste no estudo do clima que enxerga as condições de tempo em determinados lugares ao longo de um período.
Através dessa análise do tempo que se torna possível observar as mudanças climáticas, as quais ocorrem em um processo acelerado atualmente.
Leva-se em consideração as variáveis e médias das alterações climáticas no curto e longo prazo.
As primeiras observações surgiram no século VI a.c. na Grécia e começou a ter grandes avanços no Renascimento Cultural nos séculos XVI e XVII quando surgiu a teoria do Geocentrismo.
A tese era defendida pelo astrônomo grego Cláudio Ptolomeu e pela Igreja Católica, pois colocavam a Terra como centro do universo. Porém a tese foi contestada pelo também astrônomo Nicolau Copérnico que criou o Heliocentrismo que credita ao sol o centro do universo.
Todas essas teses foram importantes para se formar o conhecimento sobre o clima do nosso planeta. E pensando em uma melhor visão, em 1593 Galileu Galilei cria o primeiro termômetro para conseguir realizar análises sobre as alterações da atmosfera.
Já em 1643, Evangelista Torricelli descobre o barômetro de mercúrio. E mais tarde, em 1832, com a criação do telégrafo, tornou-se possível reunir todos os dados sobre o tempo.
A climatologia pauta seus estudos em alterações nos seguintes elementos:
A climatologia possui algumas subdivisões e são elas: