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Gênero Textual: Carta

Estrutura e importância desse tipo textual

Gênero Textual: Carta

Todos sabemos que alguns vestibulares e alguns concursos cobram diferentes gêneros em suas redações. Hoje iremos estudar um deles: a carta.

A carta é um dos gêneros que mais aparecem em provas. O candidato pode elaborar diversos tipos de carta de acordo com o que está sendo pedido.

O gênero pode, ainda, ser cobrado em questões de Português, principalmente na prova do ENEM.

A Carta: Introdução

A principal característica da carta é a existência de um emissor/remetente, ou seja, aquele que escreve a carta, e de um receptor/destinatário, ou seja, aquele que recebe a carta/mensagem.

É válido destacar também que com o avanço da tecnologia, a carta não é mais transmitida somente em papel, estando presente também no meio eletrônico, na forma de e-mail/correio eletrônico. 

Além disso, a carta pode ser divida em cinco tipos principais. Vamos ver, a seguir, cada um deles.

A Carta Pessoal

As cartas pessoais não seguem um modelo pronto. Nelas, o texto tem como objetivo refletir as intenções particulares de um determinado remetente. Ainda assim, ao escrever uma carta pessoal, é importante manter a coerência textual para que a mensagem possa ser transmitida de forma clara.

Quando escritas em papel (e é esse o modelo utilizado pelos vestibulares), a carta pessoal exibe, em seu topo, a data em que foi escrita, uma saudação inicial e o selo da empresa que fez o despacho. Em seu corpo estará o texto com as informações que o remetente deseja enviar ao destinatário. Por fim, o remetente deverá inserir uma despedida e uma assinatura.

Vamos ver, a seguir, o exemplo de uma carta pessoal.

São Paulo, 18 de agosto de 1929.
Carlos,
Achei graça e gozei com o seu entusiasmo pela candidatura Getúlio Vargas – João Pessoa. É. Mas veja como estamos… trocados. Esse entusiasmo devia ser meu e sou eu que conservo o ceticismo que deveria ser de você.

Saudações,

Mário

A Carta Argumentativa

A carta argumentativa, apesar de ser menos cobrado em provas, pode também ser exigida nos vestibulares ou nos concursos públicos.

Na carta argumentativa, o remetente irá tentar persuadir o seu destinatário de algo, apresentando argumentos concretos e objetivos. Além disso, o texto deverá ser objetivo e possuir linguagem formal.

Quanto à estrutura, a carta argumentativa é composta por uma saudação inicial, uma introdução, o desenvolvimento (onde são apresentados e defendidos os argumentos), a conclusão e uma despedida.

A Carta do Leitor

Esse tipo de carta é enviado, normalmente, para jornais e revistas, como uma forma de dar apoio ou demonstrar insatisfação com o material publicado, seja ele informativo ou publicitário.

Não existe um modelo específico de carta do leitor. O seu texto pode ser um pouco mais informal e não precisa ser objetivo como aquele da carta argumentativa.

A Carta Aberta

A carta aberta é considerada, dentre tantas outras coisas, um instrumento de participação política. Isso porque, ela pode ser utilizada para demonstrar insatisfação com um problema, assunto ou tema de interesse coletivo.

Esse tipo de carta obedece os critérios da carta argumentativa. Porém, a carat aberta possui um caráter amplo, uma vez que, normalmente, fala em nome de um todo coletivo.

Assim, o seu remetente normalmente não é um único indivíduo, mas sim um grupo de pessoas, um sindicato ou uma associação.

A Carta Comercial

A Carta Comercial, também chamada de carta técnica, é utilizada no meio comercial e empresarial.
A linguagem utilizada nesse tipo de carta deve ser objetiva e, é claro, formal. Além disso, o texto deve ser breve, com parágrafos curtos. Dessa forma, essas cartas não devem apresentar vícios ou figuras de linguagem e expressões coloquiais.

A carta comercial é, normalmente, escrita em terceira pessoa e não expressa a opinião de seu remetente. Além disso, apesar de não ser utilizada em contextos informais e do cotidiano, esse tipo de texto se apresenta como um meio de comunicação de suma importância entre empresas e negociadores, uma vez que ele pode expressar uma cobrança, uma opinião, uma negociação ou um agradecimento.