Empreendedorismo

Gargalos – Fábricas e Escritórios

O processo de identificação dos gargalos é diferente nas fábricas e nos escritórios. Entenda mais sobre como funciona esse processo!

Cronometragem nas fábricas

A identificação dos gargalos no chão de fábrica ocorre desde os tempos do Taylorismo, onde a atividade era medida por meio de croanálise. Ou seja, por meio de cronometragem.

No entanto, ainda nos tempos atuais essa mensuração é necessária, sendo que há empresas que prestam serviços para medir o tempo de cada etapa do processo.

Sendo uma forma de identificar a capacidade de produção das fábricas, para que sejam feitas melhorias.

Como identificar gargalos em escritórios?

Diferentemente do que ocorre na indústria as etapas dos processos nos escritórios são de difíceis mensurações. Uma vez que muitas dessas etapas dos processos administrativos estão implícitas nas rotinas.

Portanto, os processos administrativos podem levar tempos diferentes em cada etapa. Por exemplo, cada pessoa pode levar um tempo diferente para analisar o mesmo relatório.

As etapas dos processos administrativos são implícitas nas rotinas dos setores

Sendo assim, no que tange aos processos administrativos as etapas dos processos são faseadas de forma implícita. Porém, as falhas nos resultados podem indicar onde está o gargalo no administrativo.

Por exemplo, um aumento de demandas no atendimento pode indicar alguma falha no produto ou serviço. Ao passo que os próprios clientes podem apontar onde está a falha, facilitando ao gestor identificar o gargalo.

Aumento de demandas nos processos administrativos

Certamente o administrativo, de forma geral, precisa comportar aumento de demandas e novos clientes.

Portanto, pode ser necessário rever os processos de todas as áreas, visto que suas rotinas devem comportar a expansão do negócio.

Planejar o crescimento e novas negociações

Portanto, a identificação dos gargalos diz respeito a capacidade de expansão da empresa de forma geral. Assim sendo, poderá planejar o crescimento da empresa, bem como fechar novos negócios.

Analisando os processos poderá entender a necessidade de implementar melhorias, como sistemas automatizados, bem como treinar as equipes. Somente após essas análises poderá saber se realmente terá de aumentar seu quadro de funcionários.