O G20, também chamado de Grupo dos 20, agrupa os 20 países com as economias mais influentes e desenvolvidas de todo o mundo.
Devido à sua importância, esse assunto é muito cobrado em questões de Atualidades e de Geografia, principalmente na prova do ENEM e nos vestibulares.
Dessa maneira, é essencial que você domine as principais características desse assunto para garantir um bom desempenho nas suas provas.
O G20 é um grupo de países que foi criado no ano de 1999. Ele é constituído pelos 20 países que possuem as economias mais desenvolvidas de todo o mundo. O grupo foi inicialmente criado devido às sucessivas crises financeiros ocorridas nos anos 90.
O grupo dos 20, como também é denominada, funciona como um fórum de cooperação e consulta sobre os principais assuntos internacionais da atualidade.
Na reunião realizada em 1999, decidiu-se que, nos encontros posteriores, alguns assuntos específicos seriam debatidos e destacados. Entre eles, podemos citar, principalmente: combate ao crime organizado e ao terrorismo, a questão da imigração, medidas para acelerar o desenvolvimento econômico global e assuntos relacionados ao meio ambiente e à poluição.
O grupo se reúne todos os anos para discutir, debater e tomar decisões. Cada encontro é realizado em uma cidade diferente do mundo.
O G20 foi criado com alguns objetivos principais. O primeiro deles era o de favorecer as negociações econômicas internacionais entre os membros do grupo.
Além disso, os países também promovem debates sobre políticas globais sobre como realizar o desenvolvimento econômico mundial de forma sustentável. Os membros utilizam as reuniões do grupo para discutir as regras que serão adotadas para flexibilizar o mercado de trabalho e para criar mecanismos de regulamentação do comércio mundial.
O G20 possui 20 membros. São eles: Alemanha, Arábia Saudita, África do Sul, Brasil, China, Canadá, Argentina, Coreia do Sul, Austrália, França, Estados Unidos, Japão, Itália, Indonésia, Índia, Rússia, Turquia, México, Reino Unido e União Europeia.
Juntos, os membros do G20 produzem aproximadamente 90% do PIB mundial, 80% do comércio mundial e dois terços da população do mundo. Esses dados conferem aos participantes uma inegável influência sobre a gestão do sistema financeiro e também da economia mundial.