A Fundação da Criança e do Adolescente prorrogou até quarta-feira, 19 de setembro, as inscrições do edital de concurso público (Concurso Fundação Criança FCRIA AP 2018) para preenchimento de 204 vagas em diversos cargos no Amapá, sendo 64 para preenchimento imediato e 140 em cadastro reserva, para contratação conforme necessidade. A Fundação Carlos Chagas (FCC) tem a responsabilidade do certame.
O edital de Concurso FCRIA/AP 2018 oferece oportunidades para os cargos de Educador Social – Nível Médio (40 vagas), Monitor Socioeducativo – Nível Médio (120 vagas), Educador Social Nível Superior/Arte Educador (15 vagas), Educador Social Nível Superior/ Pedagogo (14 vagas) e Educador Social Nível Superior/ Psicólogo (15 vagas).
Os salários dos cargos de ensino médio chegam a R$ 2.856,04 (dois mil, oitocentos e cinquenta e seis reais e quatro centavos), acrescidos 25% de Gratificação de Socioeducativa e Proteção.
Já as remunerações dos cargos de ensino superior alcançam R$ 4.080,15 (quatro mil e oitenta reais e quinze centavos), também acrescidos 25% de Gratificação de Socioeducativa e Proteção.
EDUCADOR SOCIAL NÍVEL MÉDIO
Estabelecer relacionamento interpessoal com o socioeducando, servidores e a comunidade geral; Resguardar o caráter confidencial das informações pertinentes ao atendimento ao socioeducando; coordenar e executar sob orientação da equipe técnica e coordenação as atividades ocupacionais, pedagógicas, lazer, cultura, esporte, objetivando a socialização dos adolescentes de acordo com o planejamento participativo da unidade; supervisionar e orientar os monitores no controle da entrada e saída dos educandos na unidade, bem como a permanência dos mesmos na área interna da unidade; preencher o relatório diário de ocorrência; participar de reuniões com a equipe técnica, coordenação e educandos; participar do planejamento participativo da unidade; comunicar imediatamente a chefia da unidade toda e qualquer anormalidade observada na rotina da unidade; acompanhar e permanecer junto aos adolescentes nas atividades externas definidas pela equipe técnica e coordenação; ministrar aos adolescentes a Medicação nos horários pré-estabelecidos pelo médico; orientar os adolescentes na higiene pessoal, limpeza dos alojamentos e conservação das demais áreas da unidade; tomar conhecimento e dar cumprimento aos procedimentos repassados pela equipe técnica e coordenação; auxiliar a equipe técnica na execução do Programa Individualizado de Atendimento-PIA; entre outros.
MONITOR SOCIOEDUCATIVO
Estabelecer relacionamento interpessoal com o sócio educando, servidores e a comunidade em geral; Resguardar o caráter confidencial das informações pertinentes ao atendimento ao socioeducando; controlar a entrada e saída dos educandos na unidade, bem como a permanência dos mesmos na área interna da unidade; participar de reuniões com a equipe técnica, coordenação e educandos; participar do planejamento participativo da unidade; responsabilizar-se por todo o material repassado pela chefia da unidade, inclusive manuseio das chaves; comunicar imediatamente à chefia toda e qualquer anormalidade observada na rotina da unidade; acompanhar os policiais militares nas revistas efetuadas nos alojamentos, na saída e retorno dos adolescentes para atividades externas, bem como de visitantes; auxiliar os adolescentes na higiene pessoal, limpeza dos alojamentos e conservação das demais dependências da unidade; tomar conhecimento e dar cumprimento aos procedimentos repassados pela equipe técnica e coordenação; auxiliar a equipe técnica na execução do Programa Individualizado de Atendimento-PIA; atender às necessidades diárias do adolescente no que refere a servir água, alimentação, material de higiene; garantir a disciplina e segurança dos socioeducandos pautadas na Política de Promoção, Garantia e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da FCRIA.
EDUCADOR SOCIAL NÍVEL SUPERIOR/ARTE EDUCADOR
Promover, em conjunto com a equipe multidisciplinar e profissional, ações psico-sócio-pedagógicas e profissionalizantes pautadas na Política de Promoção, Garantia e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da FCRIA; Planejar, promover e garantir eventos e atividades culturais periódicos nas Unidades Operacionais.
EDUCADOR SOCIAL NÍVEL SUPERIOR/PEDAGOGO
Promover, em conjunto com a equipe multidisciplinar e profissional, ações psico-sócio-pedagógicas e profissionalizantes pautadas na Política de Promoção, Garantia e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da FCRIA; Planejar e promover ações técnicas, administrativas e pedagógicas no sentido de aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem dos socioeducandos.
EDUCADOR SOCIAL NÍVEL SUPERIOR/PSICÓLOGO
Promover, em conjunto com a equipe multidisciplinar e profissional, ações psico-sócio-pedagógicas e profissionalizantes pautadas na Política de Promoção, Garantia e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da FCRIA; Atender aos socioeducandos. e seus familiares no aspecto psicológico, através de acompanhamentos individuais, grupais, visitas domiciliares, parecer técnico, objetivando a superação de dificuldades pessoais e sociais, colaborando na criação de condições que visem eliminar a opressão e a marginalização, coibindo práticas regressivas que prejudiquem o desenvolvimento pessoal, emocional e social.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 10 horas do dia 13 de agosto e 14 horas do dia 19 de setembro de 2018, no endereço eletrônico oficial da organizadora (www.concursosfcc.com.br). A taxa de inscrição custará:
R$85,00 para nível médio;
R$100,00 para nível superior.
O concurso Fundação Criança FCRIA AP 2018 será composto por:
As provas objetivas de todos os cargos contarão com questões de Conhecimentos Gerais (20) e Conhecimentos Específicos (30 questões), com peso 1 e 2, respectivamente. Para todos os cargos, as Provas Objetivas, de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, constarão de questões objetivas de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada uma e versarão sobre assuntos dos programas.
As provas objetivas e discursiva (redação) estão previstas para serem aplicadas no dia 25 de novembro de 2018 em Macapá (AP). As avaliações serão aplicadas no turno da manhã (para nível médio) e tarde (para nível superior).
A Prova Discursiva – Redação será aplicada para todos os candidatos no mesmo dia e horário das Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
Serão avaliadas as Provas Discursivas – Redação dos candidatos habilitados e mais bem classificados nas provas Objetivas, na forma do Capítulo 8 deste Edital, no limite estabelecido nos quadros a seguir, mais os empates na última posição de classificação, e todos os candidatos com deficiência, inscritos em conformidade com o edital.
Na Prova Discursiva – Redação, o candidato deverá desenvolver texto dissertativo-argumentativo a partir de proposta única, sobre assunto de interesse geral.
A Fundação da Criança e do Adolescente do Estado do Amapá – FCRIA, criada pelo Decreto nº 0309 de 18 de dezembro de 1991, é uma entidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito público, vinculada à Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social, com patrimônio próprio e autonomia técnica, administrativa e financeira com sede e foro em Macapá, capital do Estado do Amapá.
A Fundação da Criança e do Adolescente do Amapá – FCRIA tem por finalidade coordenar e executar a política de promoção, garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, e de adolescentes autores de ato infracional no cumprimento de medidas cautelar e socioeducativas, e ainda: I – executar a política estadual de atendimento socioeducativo, destinado aos adolescentes sentenciados com medidas socioeducativas ou regime cautelar; II – promover o atendimento e realizar ações socioeducativas que atendam aos adolescentes demandatários da Política Estadual de Atendimento Socioeducativo, garantindo os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, a fim de facilitar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social; III – garantir ao adolescente formação profissional, tendo como base a compreensão do trabalho, aliada à dimensão educativa; IV – planejar e executar programas socioeducativos destinados aos adolescentes em regime de orientação e apoio sociofamiliar, apoio socioeducativo em meio aberto – prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida – semiliberdade e internação.