Saber como agir e o que fazer com funcionário que só chega atrasado é uma tarefa e tanto. Algumas pessoas podem, inclusive, ter medo de serem “rudes” ao cobrar o horário marcado. Mas a verdade é que a pontualidade é um fator muito importante em qualquer tipo de corporação.
Por isso, neste conteúdo nós trouxemos algumas sugestões de como agir com esse tipo de funcionário. A partir disso você poderá pensar em caminhos que viabilizem um maior comprometimento do colaborador, ou então, poderá concluir que talvez seja a hora de seguir sem ele.
Para saber mais sobre tudo isso, acompanhe este texto até o fim.
Para saber o que fazer com funcionário que só chega atrasado é primordial analisar a situação a fundo. Especialmente se os atrasos não acontecem de maneira recorrente e, do nada, começaram a acontecer. Às vezes, há alguma coisa errada com o fluxo de trabalho, como acontece no caso de sobrecarga de serviços.
Sendo assim, antes de chegar “acusando” a pessoa, tente conversar de uma forma leve e agradável. Investigue a situação com cautela, sem ofender e sem ser uma pessoa autoritária. Acredite, você pode se surpreender com os motivos pelos quais o colaborador está se atrasando constantemente.
Assim sendo, leve isso em conta antes de querer punir ou algo do tipo. E considere, ainda, os apontamento abaixo:
Comece sempre com um bom diálogo. Por meio dele nós conseguimos descobrir os motivos do atraso, as questões pessoais do sujeito, entre outros fatores. Além disso, demonstramos que estamos abertos para ouvir o que o outro tem a dizer, sem estar acusando o tempo todo.
Através da conversa acima, tente entender os motivos pelos quais o funcionário só chega atrasado. Às vezes, ele mora mais longe do que você imagina; depende de carona de terceiros; pega muitos ônibus; entre outras variáveis.
Inclusive, saber os motivos pode ajudar você a oferecer algo que possa viabilizar um transporte mais adequado.
Se possível, quando você for conversar com o funcionário que só chega atrasado, tente demonstrar que está do lado dele. Pense em como você poderia ajudá-lo e, caso haja alguma forma de ajudar, ofereça esse suporte.
Dependendo do tipo de serviço que é prestado pelo colaborador, que tal considerar a possibilidade de flexibilizar o horário? Assim, quem sabe, você não encontra um equilíbrio maior nesse sentido?
Mas, se apesar de você demonstrar interesse, ouvir, propor ajudar e ainda apresentar flexibilidades, o funcionário ainda assim se atrasar de maneira exagerada – e a ponto de atrapalhar a empresa – talvez seja o momento de dar um basta.
O importante é tentar algo bom para os dois lados, mas, se alguém está saindo prejudicado, talvez seja melhor acabar com o problema, não acha?
Pense sobre isso e reflita bastante sobre o assunto. E lembre-se de ser franco com o seu funcionário que só chega atrasado. Isso tudo é imprescindível para restabelecer uma rotina adequada.