A FUNAI (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) anuncia que saiu mais um edital. Dessa vez, as oportunidades serão para todas as regiões do Brasil.
As vagas de estágio para estudantes do ensino médio regular, ensino técnico e ensino superior de diversas áreas e as inscrições já vão começar.
Portanto, os interessados deverão se inscrever entre os dias 1º de julho (próximo sábado) e ficarão disponíveis até dia 28 de julho por meio do site da Universidade Patativa do Assaré, responsável pela seleção inicial dos candidatos, no portal: www.universidadepatativa.com.br. Os candidatos deverão preencher o formulário na área de “concursos”.
As vagas são destinadas para todo o Brasil e engloba estudantes desde o ensino médio regular até outras áreas como:
Já os alunos de nível superior, as áreas ofertadas são:
Vale lembrar que 10% das vagas oferecidas no processo seletivo Funai serão reservadas para pessoas com deficiência, e 30% das vagas serão reservadas para candidatos que se autodeclararem negros ou pardos.
As oportunidades serão para os seguintes estados:
Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal
Para ter direito às vagas, os alunos precisam cumprir estes requisitos:
Os alunos de nível médio receberão uma bolsa de R$ 486,05. Já de nível superior, o valor é R$ 787,98 Ambos os cargos serão 4 horas diárias, equivalente a 20 horas semanais.
As provas acontecerão no dia 30 de julho e será online. Ao todo serão 30 questões sobre as seguintes disciplinas:
O gabarito preliminar e a lista de classificação provisória serão divulgados no dia 31 de julho. Já o resultado final será publicado no dia 18 de agosto.
Um avanço significativo aconteceu no concurso Funai ( Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e ele pode sair em breve.
Isso porque, a portaria que institui a comissão organizadora foi divulgada nesta quarta-feira, 31 de maio, por meio do Diário Oficial. O grupo consta com 14 servidores que elaborarão o projeto básico do edital do concurso Funai, que funciona como um espelho do documento.
Com a finalização do documento, a próxima etapa será a escolha e contratação da banca organizadora. Somente com a empresa contratada, o edital poderá ser publicado.
Após todo o procedimento e levando em conta o prazo do documento, o edital deve ser liberado em até seis meses, ou seja, até 2 de novembro. No entanto, tudo indica que o processo ocorrerá ainda no início do segundo semestre.
Já as provas, por sua vez, serão liberadas até o mês de janeiro de 2024, se o prazo estabelecido for seguido.
O concurso deverá dispor 502 vagas para nível médio e superior. A distribuição deve acontecer do seguinte modo: