Fui promovido, e agora? O que posso fazer para começar essa nova fase da melhor maneira possível?
Essas dúvidas têm feito parte da sua rotina? Calma! Saiba que é super normal se sentir ansioso e, em alguns casos, inseguro quando se está prestes a começar em um cargo novo. Afinal, não é a coisa mais simples do mundo mudar a rotina, as obrigações, etc. Por isso, tenha paciência com você e procure tomar as medidas que podem lhe auxiliar nesta nova jornada.
Acompanhe este texto para, quem sabe, inspirar-se um pouco mais e assim iniciar a sua trajetória. Vamos lá!
Respire fundo, olhe em sua volta e comece a observar mais o que vem acontecendo. Nesta primeira etapa, absorver conhecimentos sobre o novo cargo, novos colegas e novos liderados, é de suma importância para ir se “instalando” no ambiente. Afinal, não dá para chegar crendo que você poderá fazer tudo como sempre fez, desconsiderando o fato de que trabalhará com outras pessoas, certo?
Por isso, tente não se afobar. Dê tempo ao tempo para que tudo comece a ficar mais claro. Abaixo elencamos essas e outras dicas:
Em um primeiro momento, procure conversar com o seu novo líder e com os seus liderados. Alinhe as expectativas com cada um deles.
Quais são as suas metas enquanto liderado? E enquanto líder, o que você espera da sua equipe e o que a sua equipe espera de você?
Essa análise pode lhe ajudar a começar a compreender como as coisas funcionam no seu ambiente novo de trabalho. E essa compreensão pode servir de alicerce na hora de você ir se adaptando.
Sempre que possível, recorde as habilidades que foram solicitadas antes da promoção acontecer. Agora que você foi promovido, certifique-se de que irá colocar cada uma delas em prática.
Sabe aqueles colegas que estão perto de você, seja física ou hierarquicamente? Pois bem, é muito importante que você mantenha uma proximidade com essas pessoas. Assim você conseguirá entrar no ritmo e poderá aprender muito mais sobre o dia a dia na corporação.
Esteja aberto para questionar, aprender, observar e trocar ideias com quem está por perto. Esse tipo de comportamento de observador e aprendiz é relevante para que você comece a entender, cada vez mais, como funciona o dia a dia na empresa.
Estude e estude um pouco mais. Nunca pare de aperfeiçoar os seus conhecimentos. Afinal, não adianta dizer “fui promovido, e agora?” e simplesmente esperar que tudo caia do céu, correto? Portanto, mantenha a sua mente ativa aprendendo novos conteúdos relevantes.
No dia a dia, dê um passo de cada vez. Não fique focando apenas em surpreender todo mundo, e vá aprendendo e absorvendo a nova rotina dentro dos seus limites. Se a insegurança aparecer, tente relembrar os motivos pelos quais você foi o escolhido para essa promoção. Se você foi selecionado, é possível que tenha alguns atributos, não é mesmo? 😉