Sabemos que nem sempre é fácil lidar com a frustração ao ir mal no concurso. A angústia de não ter conseguido – especialmente quando acontece mais de uma vez -, é algo que pode pesar no emocional. A boa notícia é que isso é normal e faz parte do processo de perder algo. Portanto, respeitar as emoções e pensar em formas de restabelecer o equilíbrio delas, aos poucos, são medidas promissoras.
No decorrer deste texto, trouxemos algumas dicas que podem ajudar você a refletir nesse momento. Acompanhe.
Embora as questões emocionais não apresentem um verdadeiro manual de instruções, ainda assim há atitudes que podem nos ajudar a lidar melhor com o que sentimos. Porém, antes de seguirmos para as dicas, queremos deixar claro que o intuito deste conteúdo não é extinguir o sentimento de frustração ao ir mal no concurso, pois isso não existe.
A frustração aparece naturalmente e ela faz parte das nossas vidas. O que podemos fazer, ao invés de extingui-la, é pensar em formas de amenizá-la e de aprender com o que sentimos. Assim, poderemos respeitar as nossas emoções e encontrar caminhos mais possíveis para serem seguidos.
Abaixo apresentamos 5 pontos que podem ser observados nessas situações:
Sim, a perda, neste caso, também pode ser encarada com um luto. Afinal, você deixa de “ganhar” o que esperava: a vaga do concurso em questão. Por isso, é muito comum que você viva um processo de luto, diante de todo o estudo, tempo dedicado e preparação para a prova que, de certa forma, “se perdeu”.
Portanto, respeite esse seu período. Deixe-se sentir as suas emoções, chore se precisar chorar e, se possível, converse com alguém de confiança sobre como você está se sentindo. Isso pode ajudar.
Uma forma de lidar com a frustração ao ir mal no concurso, depois do período de luto, é buscar entender as suas falhas.
O que será que aconteceu? Quais equívocos você pode ter cometido? Quais assuntos deveria ter estudado mais?
Analisar esses pontos é muito relevante e pode ajudá-lo a se sair melhor no futuro.
E por falar em se sair melhor no futuro, use as suas “falhas” como uma mola para pensar em melhorias para a próxima tentativa.
De que maneira você estudará mais adiante? O que poderá implementar na rotina para melhorá-la?
Internalizar o fato de que nem sempre vamos ganhar é uma maneira de lidar com a frustração ao ir mal no concurso. Às vezes, nos cobramos demais, desejando ir perfeitamente bem em tudo. Porém, somos seres humanos, passíveis de falhas.
Logo, não existe a possibilidade de tudo dar certo sempre. Faz parte da vida.
Além do que apresentamos no tópico acima, considere ainda o fato de que este não foi o último concurso do planeta. Existirão outros, e isso pode servir de margem para que você fortaleça a ideia de que outras oportunidades virão.
Fique bem!