Empreendedorismo

As franquias mais caras do Brasil

No país existem franquias de todos os preços e para todos os perfis de empreendedor. Por isso, hoje nós vamos indicar quais são as franquias mais caras do Brasil e quanto faturam.

As franquias mais caras do Brasil — Reprodução Canva

Confira quais são as franquias mais caras do Brasil

Na sequência vamos apresentar quais são as franquias mais caras do Brasil, considerando a necessidade de investimento inicial:

Accor Hotels

A franquia está no mercado desde 1967, no ramo de hotelaria, sendo reconhecida no mercado pela inovação dos serviços realizados. Iniciou suas atividades na França, e chegou no Brasil inovando no setor de hotelaria. 

A Accor Hotels faz parte de um Grupo que possui outras marcas conhecidas no Brasil como o Mercure e o Ibis. Para ser um franqueado é preciso acessar o site da empresa e assim, demonstrar o seu interesse preenchendo um formulário. 

Para o franqueado, é necessário que saiba administrar e ter o valor de investimento. 

Os valores indicados pela franqueadora para se comprar uma unidade Accor Hotels são:

  • Investimento inicial: R$ a partir de R$ 8,32 milhões
  • Estimativa de faturamento médio mensal: R$ 3,5 milhões
  • Estimativa de retorno do investimento: entre 96 e 120 meses
  • Royalties: 5% sobre o faturamento
  • Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento

McDonald’s

A franquia é considerada a maior marca do mundo, bem como a maior rede de fast-food do mundo, estando presente em quase todos os países. A revista The Economist criou o índice Big Mac, que faz a medição do poder de compra da população em 100 países. 

O processo de seleção para franqueado não é o mais fácil, pois o candidato tem que passar por diferentes etapas. Assim, só o treinamento tem duração de aproximadamente 1 ano.

O sonho de toda criança é conhecer o restaurante do McDonald’s, que possui 2.305 unidades e oferece 2 modelos de negócio para o franqueado: loja e quiosque.

Os valores indicados pela franqueadora para se comprar uma franquia McDonald’s são:

  • Investimento inicial: R$ 2,8 milhões
  • Estimativa de faturamento médio mensal: R$ 560 mil
  • Estimativa de retorno do investimento: 60 meses
  • Royalties: 5% sobre o faturamento
  • Taxa de publicidade: 4,3% sobre o faturamento

KFC

A KFC – Kentucky Fried Chicken, foi criada em 1930 na cidade de Kentucky, no interior de um posto de gasolina à beira da estrada. O restaurante servia para caminhoneiros e viajantes, o frango frito que o proprietário comia na infância, sendo aperfeiçoada a receita dia a dia. 

Em 1952 abriu a sua primeira unidade, em 1957, e passou a servir o frango no balde, que virou o diferencial da marca. Em 1964, o proprietário vendeu a marca KFC, mas continuou como embaixador e tornou-se conhecido por ser o criador da receita: crocante por fora e suculento por dentro.

Atualmente, a franquia possui mais de 5 mil unidades em 120 países. No Brasil, a franquia oferece a mesma receita e o mesmo padrão, mas com um diferencial: o jeitinho brasileiro de atendimento, lançamentos ou nos molhos que só o KFC Brasil possui.

Os valores indicados pela franqueadora para se abrir uma KFC são:

  • Investimento inicial: R$ 1,6 milhões
  • Estimativa de faturamento médio mensal: R$ 250 mil
  • Estimativa de retorno do investimento: 36 meses
  • Royalties: 6% sobre o faturamento
  • Taxa de publicidade: 5% sobre o faturamento

Ri Happy

A empresa foi fundada em 1988, e é uma das maiores lojas de brinquedos do Brasil. Transformada em franquia em 2011, faz parte do Carlyle Group e possui muitas marcas de sua propriedade. Sendo assim, possui 358 lojas, sendo 287 lojas próprias e 71 franquias.

Os motivos de crescimento utilizados pela marca são: responsabilidade, inovação, honestidade, parceria e prioridade aos clientes. Dessa forma, ao adquirir uma franquia Ri Happy, o franqueado tem a certeza de possuir uma das lojas mais respeitadas do Brasil.

Além disso, tornar-se um franqueado é ter a possibilidade de ter um suporte diferenciado, que favorece a maturação do negócio e ter sucesso.

A marca possui o diferencial de respeitar todas as normas do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) em todos os brinquedos comercializados.

Os valores indicados pela franqueadora para se comprar uma franquia Ri Happy são:

  • Investimento inicial: até R$ 1 milhão
  • Estimativa de faturamento médio mensal: entre R$ 2,8 milhões e R$ 3 milhões
  • Estimativa de retorno do investimento: entre 24 e 36 meses
  • Royalties: 5% sobre o faturamento
  • Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento

Por fim, hoje você conheceu algumas das franquias mais caras do Brasil, seus valores, rendimentos e sua história. Assim, já tem em mente quanto custaria ter sua própria unidade de cada uma dessas marcas reconhecidas.

Mesmo que seja um número alto, muitas vezes pode ser vantajoso a longo prazo, concorda? Por isso, se é de sua vontade ser dono de um negócio como os citados aqui hoje, pense bem e avalie o cenário em que está! Boa sorte!