Empreendedorismo

Franquias de produtos naturais: ramo que cresce cada vez mais no Brasil

O consumo de produtos naturais vem crescendo em um ritmo considerável no Brasil. Com isso, permitiu que as franquias relacionadas a esse setor se desenvolvessem rapidamente nos últimos anos. Afinal, o número de pessoas obesas está cada vez maior e isso implica no aumento de pessoas tentando mudar os hábitos de vida.

Consequentemente, aderem a vários processos de reeducação alimentar, como dietas ricas em mercadorias saudáveis e naturais, incluindo: castanhas, hortaliças, frutas, suplementos, alimentos sem lactose, sem glúten e sem açúcar. De acordo com o Ministério da Saúde, 1 a cada 5 brasileiros está acima do peso.

Assim, esse segmento vem sendo um importante alvo de investimentos dos pequenos e grandes empresários. Além disso, representa um modelo seguro e rentável de atuação dentro do mercado financeiro.

Franquias de produtos naturais: ramo que cresce cada vez mais no Brasil. Foto: Canva Pro

Saiba mais sobre a franquias de produtos naturais

De acordo com a Euromonitor, empresa que faz pesquisas sobre os atuais mercados globais e realiza análises de inteligência estratégica relativas a cada tipo de negócio existente nas redes financeiras, esses são os dados. Então, o ramo de alimentos saudáveis cresceu 98% nos últimos 5 anos. Portanto, possui uma média de 12,3% de crescimento ao ano no decorrer da última década.

Em 2020, as franquias de produtos naturais movimentaram mais de 50 bilhões de reais em vendas de produtos e serviços. Além disso, aumentou a implantação em 5% o número de unidades em todo território nacional. É interessante que o franqueado possua identificação com o negócio, pois é um setor que exige muito trabalho e dedicação.

Além disso, deve haver um perfil organizacional e uma capacidade de gerir pessoas. Pois, esse investidor irá liderar uma grande equipe e terá que lidar diretamente com o público. Assim, criando uma necessidade de possuir habilidades de comunicação social.

Um dos grandes contribuintes para o crescimento desse segmento foi a repercussão dos serviços de delivery. Ou seja, os aplicativos como Ifood, Uber Eats e Pedidos já são responsáveis por 30% da venda dos produtos vendidos nas unidades.

Dessa forma, faz com que seja essencial que o franqueado tenha noções do funcionamento dos sistemas de entregas disponíveis no ambiente virtual. Além disso, foi visto que 48% do faturamento das franquias de produtos naturais é gerado via entrega de pedidos.

Quais são as franquias de produtos naturais?

Com isso, selecionamos algumas franquias para que você aumente seu leque de opções para investimento.

Bioflora

É uma rede de franquias que possui um público alvo fidelizado. Portanto, é bastante conhecida pela população geral. Aliás, a Bioflora tem o objetivo de valorizar ainda mais os cuidados com a saúde. Por isso, direciona sua atuação para venda de suplementos alimentares, principalmente.

O modelo de negócio pode ser no meio físico ou virtual, de modo que o franqueado se mantém responsável pelo marketing e pela divulgação dos serviços. Além disso, ainda é responsável pela atração de novos clientes. Com isso, é possível trabalhar no modelo home based. Ou, se preferir, abrir uma loja física da marca. Dessa forma, agrega com a função de entregar as mercadorias diretamente para os consumidores finais.

Além dos suplementos, a rede oferece óleos, sementes, fitoterápicos, chás e outros itens que são essenciais para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Sendo assim, o investimento inicial para a abertura do negócio no meio digital é a partir de 7 mil reais, com prazo de retorno entre 3 e 6 meses. Enquanto, nos modelos físicos, a aplicação inicial mínima é de 90 mil reais, com um retorno previsto para 18 a 24 meses.

Boali

É uma franquia de produtos naturais que possui como foco o atendimento no modelo Fast Casual. Em resumo, trabalha sob o conceito de unir comida de qualidade e de produção cuidadosa com a casualidade dos serviços de fastfood.

Dessa maneira, o cliente faz o pedido no caixa e retira no balcão. No entanto durante o processo, é possível observar a preparação do seu prato. Pois, a cozinha é aberta. Consequentemente, permite que você contemple o trabalho dos cozinheiros na hora.

A Baoli valoriza o ambiente de venda, que normalmente é acolhedor e conectado. Portanto, os preços geralmente são populares e atendem tanto camadas mais baixas quanto mais altas da população. Atualmente, existem 34 unidades em operação que estão distribuídas pelo país.

O investimento inicial mínimo é de 450 mil reais, com um faturamento médio mensal de 100 mil reais. O prazo de retorno costuma variar entre 24 e 48 meses.