Empreendedorismo

Franquias de ensino superior: saiba como abrir uma unidade

As franquias de ensino superior estão em alta, pois o brasileiro tomou o gosto pelo ensino à distância. Aliás, de acordo com especialistas, atualmente existem mais alunos no EAD do que no ensino presencial. Por isso que hoje, nós vamos indicar como abrir uma unidade de franquia de ensino superior.

Como abrir uma franquia de ensino superior?

Embora o mercado de ensino superior seja promissor, a abertura de uma IES requer uma série de etapas que devem ser bem definidas. Então, dê uma olhada no que vem a seguir.

Faça o planejamento

Como qualquer outro investimento, a primeira coisa a fazer ao pensar em como lançar uma franquia de ensino superior, é criar um plano abrangente que cubra todas as bases.

Por exemplo, aqueles que se juntarem a ela procurarão oportunidades educacionais baratas? Ou serão pessoas que desejam ingressar em uma instituição de prestígio conhecida por seu ensino de alto calibre? Tenha em mente que você pode seguir uma variedade de trajetórias diferentes. Então, sua decisão moldará suas ações a partir daí.

Além disso, como o corpo docente será recrutado e como os mais qualificados serão reconhecidos? Ainda, quais cursos estarão disponíveis, especificamente? Quando poderá esperar um retorno do meu investimento financeiro e quanto seria? Além disso, o benchmarking de seu desempenho e a realização de uma análise SWOT são duas tarefas adicionais que devem ser incluídas em sua programação.

Procure as credenciais necessárias no MEC (Ministério da Educação) da franquia

O credenciamento da instituição e o reconhecimento do curso são necessários para que ela cumpra sua missão e mantenha sua credibilidade junto ao público. Nesse sentido, o próximo passo é adquirir a autorização de funcionamento.

Para entrar em funcionamento, as instituições de ensino superior devem primeiro solicitar o credenciamento junto ao MEC. As IES são reconhecidas como faculdades, universidades e instituições de pesquisa de acordo com sua estrutura acadêmica.

Logo, consulte o site do e-MEC para ver se uma determinada instituição foi aprovada.

Aprenda as ramificações legais e fiscais

Seguir certos trâmites burocráticos é pré-requisito para atuar de acordo com as exigências do MEC. A Lei de Regulamentação do Sistema Educacional e Estabelecimento de Princípios Fundamentais e Questões de Recursos Financeiros e Desenvolvimento Profissional de 1996 (Lei nº 9394/1996) exige esse cumprimento.

Avaliar em qual sistema tributário uma organização se enquadrará é importante, porque afeta a forma como os impostos são registrados e pagos.

Então, se precisar de ajuda para calcular o fluxo de caixa, balancear seus livros ou qualquer outra coisa relacionada à contabilidade, pode valer a pena contratar os serviços de um profissional.

Por outro lado, certos requisitos devem ser atendidos no lado legal

Dependendo de especificidades como tributação e emissão de EAD, exige diversos outros documentos além do CNPJ, como alvará de saneamento, alvará municipal ou contrato social.

Foco na estrutura física para abrir uma unidade de franquia de ensino superior

Como alunos diferentes têm necessidades e preferências diferentes, o processo de planejamento deve levar em consideração quem é o público-alvo antes de tomar qualquer decisão de layout físico. Portanto, é necessário considerar as seguintes questões:

  • Estacionamento;
  • Salas de estudo;
  • Biblioteca;
  • Laboratórios de informática;
  • Cozinhas;
  • Salas de aula;
  • Salas de professores;
  • Banheiros;
  • Acesso para deficientes e muito mais.

Sendo assim, um método de diferenciar o seu negócio é considerar cuidadosamente os móveis e a tecnologia que você usa. Isso inclui coisas como cadeiras e ar-condicionado.

Criar uma unidade de inscrição do aluno

É fundamental que uma escola, principalmente no início de sua trajetória, tenha estratégias para atrair alunos. A equipe de marketing vai dar uma mãozinha nessa etapa, que precisa ser bem específica e bem dividida em submercados para atingir o público-alvo.

Alguns exemplos dessas “ferramentas estratégicas” incluem conhecer o tipo de voz apropriado para empregar e implementar uma estrutura de gerenciamento.

Igualmente crucial é o trabalho de gestão da marca, pois é isso que vai comunicar com o seu público-alvo e mostrar os valores que a sua empresa defende. Portanto, a maneira como o público vê o IES é altamente indicativo de quão bem-sucedido ele será no futuro.

As estratégias de inbound marketing são bem-vindas e produzem normalmente resultados positivos a médio e longo prazo. E-mail marketing, manutenção de perfil de mídia social e publicidade digital se enquadram na categoria de ações significativas com potencial de alcance rápido.

Por fim, essas dicas de como abrir uma franquia de ensino superior devem ser levadas a sério por quem quer ter sucesso, principalmente se o objetivo é aprender a montar uma faculdade a distância. Além disso, é fundamental realizar análises e avaliações contínuas de desempenho, pois isso revelará se os resultados foram satisfatórios ou não.