Empreendedorismo

Franquias de energia solar: como investir?

O investimento em uma franquia de energia solar depende muito das exigências da franqueadora, mas existem alguns custos que são comuns à maioria delas. Por isso que hoje, nós vamos indicar quanto é preciso para investir em uma franquia de energia solar.

Investir em franquia de energia solar — Reprodução Canva

Avaliar exatamente o que a franqueadora oferece e o que é necessário para abrir uma franquia de energia solar é fundamental para começar o negócio de forma acertada. Por isso que, neste artigo, separamos os quesitos que você precisa avaliar em termos de preços para realizar o investimento inicial na franquia.

Quanto é preciso investir em uma franquia de energia solar?

Para abrir uma franquia de energia solar, é necessário avaliar os investimentos iniciais de implantação. Representam os custos necessários para estruturas da unidade e sua inauguração. Assim, tem-se:

Taxa de franquia

Diz respeito ao valor pago para que o interessado entre na rede franqueadora. Este valor inclui:

  • Licença do uso da marca da franqueadora;
  • Determinação do local em que está implantada a franquia;
  • Treinamentos iniciais para o franqueado e seus colaboradores;
  • Manual de operação e processos;
  • Apoio na organização da inauguração;
  • Reprodução dos padrões de identidade visual;
  • Acompanhamento dos processos e operações nos primeiros dias da inauguração.

Gastos para abrir a empresa

São todos os custos envolvidos com a abertura da empresa do franqueado. Entre eles, tem-se:

  • Obtenção do CNPJ, e assim, possibilitar a formalização da aquisição de franquia;
  • Contratação de uma assessoria contábil para ajudar na parte burocrática da abertura da empresa;
  • Registrar a empresa na Junta Comercial.

Custos para implantação do local físico da franqueadora

A franqueadora auxiliará na escolha do local para abertura da unidade, bem como adaptar o local para o funcionamento da empresa. Envolve, também, uma localização privilegiada e as reformas necessárias para a abertura, de acordo com o projeto arquitetônico já oferecido pela franqueadora.

O projeto arquitetônico adapta visualmente o ambiente, de maneira a reproduzir o ambiente da unidade piloto. Assim, se direciona para a decoração, tipo de piso, cor das paredes e mobiliário, tornando o ambiente padronizado e facilitando o fluxo dos clientes da empresa.

Showroom

O showroom deverá ter um sistema fotovoltaico, de maneira reduzida em funcionamento, que facilita as vendas e o entendimento do funcionamento dos clientes. Além disso, possibilitará que esse sistema, auxilie na economia de energia da unidade.

Hardware, Softwares e periféricos necessários para o funcionamento da unidade

Neste quesito, estão envolvidos os computadores necessários, impressoras e programas específicos para comercialização e gestão da unidade franqueada.

Ferramentas, Equipamentos de Proteção e de Segurança

Representam os custos das ferramentas utilizadas para a instalação dos sistemas de energia solar, bem como os equipamentos de proteção e segurança individual e coletivos para os colaboradores.

Uniformes

Os uniformes usados pelos colaboradores representam a marca da franquia. Assim, também contêm as primeiras medidas de segurança deles.

Automóveis

Os veículos devem ser adquiridos pelos franqueados e precisam conter os emblemas personalizados da empresa franqueadora.

Realização de marketing para inauguração

O marketing realizado para inauguração envolve:

  • Fazer palestras informativas com os franqueados e colaboradores sobre o tema energia solar;
  • Realizar a inauguração como sendo um evento;
  • Contratar assessoria de imprensa para fazer a divulgação da empresa no ambiente local e regional.

Análise de outros custos recorrentes e necessários

São os custos realizados para que o franqueado atue como franqueado. Dessa forma, envolvem a taxa de royalties e o fundo de propaganda.

Normalmente, a taxa de royalties inclui:

  • Uso da marca;
  • Treinamentos e capacitações;
  • Realização de supervisão de campo;
  • Propostas para melhorias nas operações e estratégias;
  • Realização de auditoria com intenção de manter o padrão estabelecido;
  • Desenvolver novos produtos e serviços;
  • Atualizar os sistemas operacionais de gestão e acompanhamento das vendas;
  • Atualizar os manuais de operações e processos;
  • Atualizar os fornecedores e as pessoas que prestam serviço para a unidade.

Fundo de Propaganda

É a cobrança da franqueadora para atualizar o marketing e a propaganda dos produtos e serviços da franqueadora, como:

  • Desenvolver campanhas de promoção para toda a rede franqueadora;
  • Criação de campanhas realizadas por agências especializadas.

A realização do marketing local e regional fica por conta do franqueado, por isso, fique atento e busque sempre todo o conhecimento necessário para tornar isso possível e positivo em seu negócio

Por fim, agora que você já sabe todos os custos envolvidos para abrir uma unidade, é possível que você avalie os valores envolvidos de cada franquia para fazer a sua escolha de forma mais acertada.

Esperamos que o post de hoje possa ter lhe auxiliado, afinal, é sempre bom saber mais para começar um bom negócio, não é mesmo? Boa sorte!