Uma das grandes opções de franquias de açaí é a Açaí Concept, que é conhecida como referência mundial tanto na fabricação, quanto na venda de produtos com a matéria-prima: açaí. Por isso que hoje nós informaremos tudo sobre a franquia e assim, saiba se vale a pena investir.
A franquia faz parte do Grupo Concept Franchising, estando presente entre 3 continentes com mais de 250 unidades franqueadas em funcionamento. Assim, a rede possui como diferenciais: investimentos na produção, distribuição e venda de açaí, adicionando ingredientes naturais e saudáveis.
A intenção da criação da franquia foi de apresentar um conceito de comida saudável e rápida, a ser oferecida no sistema fast food. Por isso, oferece ao cliente a opção de comercialização de produtos prontos ou utilizando o serviço de self-service. Onde o cliente monta o seu próprio produto para consumo.
Entre os acompanhamentos oferecidos para o consumo de açaí estão: creme de paçoca, cupuaçu, pitaya, abacate, entre outros.
Oferece ao franqueado 4 modelos de negócio:
O preço para adquirir uma unidade franqueada, é diferenciado de acordo com o formato de franquia escolhido. Assim, tem-se:
Até o ano de 1990, o consumo de açaí era restrito à região norte do Brasil. A partir desta data, o mercado ampliou. Sendo que hoje, o produto é consumido em todo o Brasil e no exterior.
Relacionado ao consumo do açaí, identifica-se que os maiores mercados estão nas grandes cidades como: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
É preciso ficar atento, pois o consumo de açaí se modifica de acordo com o seu público consumidor. Assim existem consumidores, que consomem açaí com acompanhamentos fitness, como whey protein e outros ingredientes que possuem baixa quantidade de calorias.
Enquanto, outros consumidores têm preferência por consumir o açaí, com outros complementos mais calóricos como: doces ou cremes de frutas. Assim, o franqueado deve perceber as preferências do seu consumidor. Desse modo, oferecer na unidade as alternativas para consumo de todos os gostos.
Outra vantagem existente na franquia, é o formato self-service, onde os próprios consumidores podem montar o seu prato para consumo, utilizando diferentes combinações e acompanhamentos. Este formato aumenta o ticket médio de consumo, além de trazer o cliente novamente para consumir outras variações.
Apesar de ser uma franquia com um custo mais elevado de investimento inicial, a lucratividade e a não influência da sazonalidade no consumo do produto, ajudam a aumentar o faturamento. Afinal de contas, o açaí é uma fruta que se consumo se estende para o ano todo.
Desse modo, há uma grande relevância em considerar a aquisição desta franquia, pelas vantagens apresentadas. Por isso, avalie os seus custos e, quando a oportunidade estiver disponível, torne-se um franqueado desta empresa bastante tradicional no ramo.