Para consolidar uma empresa no mercado é necessário que tenha mais do que a ideia, é importante criar relevâncias estratégicas. Portanto, modelos de negócios não são padronizados, é necessário analisar qual é o modelo que atende a sua necessidade.
Entretanto, há alguns modelos que são segmentados, e uma vez feita a escolha, poderá adaptar esse modelo à sua realidade.
Franquia é um modelo predeterminado de negócio, isso porque teoricamente já está tudo pronto.
O franqueado tem um êxito em relação aos demais empreendedores, uma marca conceituada. Sendo assim, ao adquirir uma franquia já terá uma prévia de suas ações dentro da marca.
É um modelo de negócio que pode ser muito rentável, haja vista que é algo que já está aprovado no mercado.
Entretanto, para franquear uma marca é necessário que faça algumas avaliações:
Não se trata de julgamentos, mas ao franquear uma marca não deve pensar apenas na lucratividade, pense na rotina com essa marca.
Os valores agregados da marca serão os seus, afinal você comprou toda a ideia do negócio.
Está criando um relacionamento com o seu cliente, e também um relacionamento com a marca franqueadora. Precisa estar de acordo com a missão, visão e valores da marca.
Há franquias de produtos exclusivos de um único fornecedor. Prefira sempre uma marca que te dá opções de barganha com fornecedores.
A marca franqueada é sua imagem, e precisa acreditar no produto ou serviço oferecido por essa franquia.
Embora a lucratividade seja o objetivo, ela será o resultado de um caminho que exige esforço, análises, dedicação e atitude.