O setor de alimentos da franchising é um dos mais rentáveis do mercado e as marcas especializadas em café vem conquistando cada vez mais espaço no ramo. Nesse cenário, a franquia The Coffee se solidificou e se tornou um importante alvo de investimentos por parte dos empresários.
Com isso, aos novos empreendedores, surge a dúvida de quanto custa abrir uma unidade da empresa, já que valores é sempre um ponto relevante no mundo dos negócios. Com inspiração em coffee shops japoneses, o seu sucesso também se relaciona com suas estratégias inovadoras de prospecção de clientes.
Com forte influência pela cidade de Tóquio, os fundadores da marca decidiram por reproduzirem o modelo To Go e trazer para o Brasil conceitos minimalistas que focam na otimização de espaço e na abertura de unidades em diversos pontos comerciais.
Assim, desde 2017, a franquia The Coffee se desenvolve pelo país e pelo mundo, investindo em tecnologias não apenas no espaço, mas em como tornar mais acessível a preparação dos pedidos, bem como a sua visualização pelos clientes e as dinâmicas de autoatendimento.
Assim, nesse contexto, a empresa abriu mais de 185 unidades e se consolidou em mais 4 países além do Brasil: França, Colômbia, Portugal e Espanha.
Com uma certa variedade de modelos de abertura, o valor inicial acaba dependendo intrinsecamente desse fator. Sendo assim, no geral, o custo mínimo para se associar gira em torno de 100 mil reais, podendo chegar até 300 mil, nos casos de unidades catalogadas como categoria Premium.
Em conjunto, a empresa exige o pagamento de tarifas para que os serviços prestados pela equipe tenha sempre um alto padrão de qualidade. As principais taxas são de propaganda, que incide 1% sobre o faturamento mensal bruto, e de royalties que oscila entre 2% e 5%.
Contando com a diversidade de opções de investimento, o lucro também não se mantém fixo. Via de regra, a média varia entre 25% e 32% da rentabilidade obtida no mês, o que também pode sofrer influências pelas estratégias que são aplicadas pelo gestor.
Desse modo, pensando no valor mínimo de 100 mil reais, o faturamento pode chegar a 50 mil no primeiro ano. Aliás, pode alcançar até 70 mil após o período de doze meses.
O prazo de retorno do capital inicial bruto aplicado, por sua vez, pode variar entre 18 e 27 meses, momento o qual já se pode adquirir os lucros citados acima.
É a loja padrão de rua e representa um modelo mais simples, mas sem perder a elegância dos projetos minimalistas da marca. Desse modo, o serviço intenciona manter o esquema de “pegar e levar” para economizar espaço e tempo.
As suas instalações, via de regra, se localizam em pontos comerciais de intensa movimentação.
Seguindo as mesmas características da modalidade anterior, a loja premium de rua da franquia The Coffee se diferencia por um aperfeiçoamento do seu design, sejam eles visuais ou tecnológicos.
Aqui, pode ocorrer a ampliação do espaço. Além disso, pode comportar uma pequena área de consumo na frente do estabelecimento. Logo, a aplicação do capital inicial aplicado pode ser um pouco mais alta.
Nesse caso, ocorre uma integração entre uma loja de rua e um ambiente de consumo, seja dentro ou até mesmo próximo do lugar. Os espaços incluem também mesas, além dos únicos bancos que são colocados no Street Premium.
Ainda, o cardápio pode ser diferenciado e compor acompanhamentos das bebidas usuais.
Mais uma vez, como versão premium, as mudanças estão relacionadas com designs e investimento em tecnologia, principalmente na sua arquitetura. O ambiente é mais amplo e confortável para que os clientes conversem e passem mais tempo.
Comumente localizados em shoppings, esse modelo conta com um espaço de vendas e outro próprio para consumo, mas com um nível mais alto de sofisticação, como sofás e mesas com um caráter mais elegante.
Além disso, se integra o conceito de “canto” para otimizar o espaço e manter o estilo minimalista dentro de um grande comércio.
Por fim, tem-se uma das estruturas mais comuns no segmento de cafeteria, a qual segue a lógica de promover um suporte rápido, acessível e com um metro quadrado mais reduzido. Logo, a franquia The Coffee consegue, ainda, ter um caráter mais adaptativo.