Empreendedorismo

Franquia de vinhos importados

O consumo de vinho está crescendo no Brasil, bem como as empresas que atuam nessa área tão promissora. Por isso que hoje, apresentamos a franquia de vinhos importados como uma opção para quem quer lucrar.

Franquia de vinhos — Reprodução Canva

O que é preciso para começar com uma franquia de vinhos importados?

Começar a partir do negócio de franquia, já é um bom jeito de iniciar. Assim, é preciso entender que a marca da franquia já está consolidada no mercado, além de obter todo o suporte para início das atividades, bem como a sua continuidade.

Procure saber quem são os fornecedores importadores de vinho, para ter certeza da qualidade dos produtos que você está comercializando, além disso, saiba quais são os principais responsáveis por trabalhar com a oferta de vinhos brasileiros existentes na franquia. 

Normalmente, as franqueadoras já oferecem os vinhos e produtos à base de vinho para a comercialização, por isso é bom que você saiba com quem falar e negociar. Ao consumir vinho, o brasileiro é bastante exigente. É uma bebida especial, que exige um paladar sofisticado para apreciar. E, assim, serão os seus clientes. Eles precisam ter certeza de que estão consumindo um produto especial.

Conheça as harmonizações dos alimentos com o vinho específico

Grandes restaurantes podem também ser compradores dos seus vinhos, por isso é interessante que você, enquanto empreendedor, tenha conhecimento sobre que tipo de vinho é servido para tal refeição. Por exemplo:

  • Vinhos brancos como chardonnay, moscato e branco de mesa, se harmonizam com carnes brancas, vegetais, pães e queijos;
  • Vinhos médios como o merlot, zinfandel e tinto de mesa, se harmonizam melhor com carnes vermelhas, cogumelos e embutidos;
  • Vinho gelado e espumante do tipo Sparkling Wines, se harmonizam com sobremesas.

E ainda:

  • Vinhos ácidos, combinam com refeições ácidas, doces ou salgadas, ou ainda picantes, e de textura mole;
  • Vinhos doces, combinam com refeições amargas ou doces, como sobremesas;
  • Vinhos secos, combinam com refeições suculentas.

Assim, tendo esse conhecimento, é possível que você atenda seus clientes maiores, como restaurantes com mais credibilidade, pois se apresentar preços mais acessíveis daqueles de mercado, os restaurantes irão preferir comprar da sua unidade.

O principal motivo, é que se eles forem importar os vinhos, pelo fato da questão da importação e da compra em pequenas quantidades, eles se tornarão muito caros para a revenda. Assim, a sua unidade franqueada se tornará uma boa opção.

Dessa forma, além de investir numa franquia de vinhos importados, preocupe-se em manter um bom estoque de embalagens para presente, com fitas e adornos. 

Neste caso, se a franqueadora não oferecer este tipo de serviço, é possível você mandar fazer embalagens personalizadas com o nome da sua unidade franqueada. Assim, já fará o marketing da empresa.

Além da comercialização de vinhos, a franqueadora normalmente oferece outros produtos para serem comercializados juntos, como é o caso do chocolate. Você pode montar um combo com uma garrafa de vinho doce e uma barra de chocolate fino amargo 50% ou 70%.

Essa combinação causa contraste no paladar, pois, enquanto o chocolate é amargo, o vinho ressalta o doce, favorecendo uma explosão de sensações.

Veja 3 motivos pelos quais uma franquia de vinhos importados é uma opção para lucrar

Apresentaremos na sequência, 3 motivos para ter certeza que é lucrativo apostar em uma franquia de vinhos importados:

É um negócio rentável

Pela oferta de vários canais de venda como: no atacado, venda direta e e-commerce o negócio se torna altamente rentável. Assim, é preciso, para tanto, estabelecer parcerias e ser comunicativo, indo até os possíveis clientes para ofertar os seus produtos.

Possui consumo em alta

O consumo de vinhos, seja no atacado, seja como presente, seja para consumo próprio, está em alta no mercado. As pessoas estão buscando por produtos mais finos e requintados, principalmente em comemorações.

Pouca concorrência no mercado

As franquias de vinhos importados estão começando a abrir para expansão de unidades franqueadas, e desta forma, é bem provável que você tenha pouca concorrência no mercado. Assim, é bem provável que sua unidade franqueada seja uma das pioneiras na sua região, o que aumenta ainda mais a lucratividade.

Note que, com base em tudo que apresentamos no post preparado para hoje, é possível e muito rentável escolher uma franquia de vinhos importados como forma de negócio!

Assim, avalie suas possibilidades, reflita sobre o cenário em que se encontra e como tende a ser o público da sua região ou do local escolhido para trabalhar. Certamente você poderá ter bons resultados ao fazer essa escolha e, por isso, não descarte essa opção na hora de pensar sobre seu futuro no empreendedorismo!