As franquias de limpeza automotiva fazem parte de um setor que possui uma excelente garantia de lucro. Com isso, vem se apresentando como nicho promissor dentro do mercado financeiro, o ramo automobilístico. Desse modo, apenas em 2021, o faturamento ultrapassou os 6 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Além disso, continua com a promessa de aumentar ainda mais no ano de 2022.
A lógica que fundamenta esse progresso é muito simples. Com o atual estado de crise econômica, ocorreu um encarecimento no preço dos veículos em geral. Por consequência, gerou um desestímulo na população no que diz respeito à renovação dos automóveis. Com isso, os motoristas passaram a investir em serviços alternativos de conservação, como higienização, estética e consertos. Assim, houve uma explosão no rendimento das empresas que atuam diretamente com esse ofício.
A maior vantagem dessa área é a abertura para a atuação de pequenos empreendedores, os quais, por sua vez, conseguem ter uma boa competitividade frente aos investidores de maior poder aquisitivo. Dessa forma, esse fato se sustenta porque franquias de limpeza automotiva menores são capazes de criar um portfólio de serviço com preços mais acessíveis. E assim, ainda mantém uma boa qualidade do atendimento e da higiene dos veículos.
Com isso, o resultado é uma maior fidelização dos clientes e, logo, um maior faturamento no final do mês, evidenciando como o setor é realmente uma boa opção de lucro dentro do mercado. Dessa maneira, até mesmo os grandes empreendedores estão decidindo por depositar o seu capital nesse tipo de franquia. Afinal, é um investimento verdadeiramente rentável.
Agora, conheça franquias do ramo que são referências no ramo de limpeza automotiva. Além disso, saiba quanto precisa desembolsar para o investimento inicial e saiba do prazo de retorno. Confira abaixo.
A Acquazero é uma marca diferenciada e de boa reputação no ramo financeiro. Principalmente porque os seus serviços são feitos com produtos ecológicos e de baixo impacto ambiental. Dentro do setor, ela foi a que obteve o maior crescimento do país, com um aumento de 153%. Assim, mostrando uma ótima capacidade de construir estratégias nos períodos de crise econômica.
Portanto, como uma franquia de limpeza automotiva, são oferecidos diversos tipos de atendimento: higienização geral, polimento, enceramento, impermeabilização de estofados etc. Posto isto, para se tornar um franqueado, o investimento mínimo inicial é de 30 mil reais, de modo que o faturamento médio gira em torno de 70 mil reais, com um prazo de retorno que varia entre 3 e 24 meses. Em resumo, esses dados evidenciam como a Acquazero se apresenta como uma boa opção de lucro em investimentos.
É uma franquia que já atua no setor automobilístico desde a década de 90. Sendo assim, vem apresentando uma boa repercussão de mercado desde então, de modo a manter uma excelente estabilidade no ramo. O foco dos seus serviços é a limpeza e a reparação rápida da pintura dos veículos. Para isso, oferece métodos quase totalmente sustentáveis e fundamentados em padrões ecológicos.
A DryWash possui um diferencial interessante, pois disponibiliza um modelo de franquia no qual não é preciso realizar um investimento inicial para começar o empreendimento. Assim, o franqueado pode receber uma loja já estruturada e ativa no comércio local, de maneira que a aplicação do capital só precisará ser feita após a unidade passar a lucrar.
Então, a outra forma de implantação do negócio é mais convencional, no modelo de loja física. Para isso, o investimento inicial mínimo, então, é de 18 mil reais, com um limite de 250 mil reais, com prazo de retorno entre 6 e 18 meses.
A Freewet é uma franquia de limpeza automotiva que oferece serviços de lavagem a seco e outras alternativas para o melhoramento estético de veículos. A sua fundação foi em 2011, mas já possui 120 unidades franqueadas espalhadas pelo país, sendo uma boa opção de lucro para o investidor que necessita de um rendimento rápido. A propósito, esse fato se deve ao curtíssimo prazo de retorno, que costuma variar apenas entre 1 e 3 meses.
A marca preza transparência com o franqueado. Por isso, possui o hábito de divulgar mais abertamente os informes financeiros mensais que giram em torno de todas as unidades. Ainda, a Freewet trabalha com produtos que demandam o uso ínfimo de recursos naturais. Desse modo, busca acrescentar em projetos de conservação da natureza e minimização de danos ambientais. Por fim, a saber que o investimento inicial mínimo é de 4 mil reais e o faturamento médio gira em torno de 5 mil reais.