O mercado de franquia de factoring é um setor que está se difundindo desde a última década. Com isso, está garantindo excelentes retornos de capital de investimento para grandes e pequenos empresários, a partir da integração do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Segundo as pesquisas da Factors Chain International (FCI), esse modelo de negócio já movimenta mais de 2 bilhões de euros no mundo. O Brasil, por sua vez, mostra um papel bastante ativo no processo e levantou 45,379 milhões de euros no ano de 2016, com um crescimento de mais de 50% nos últimos anos.
Por isso, vamos entender um pouco mais sobre o que é e como entrar nesse ramo.
A partir de conceitos modernos, entende-se que uma franquia de factoring é um empreendimento que atua no que se chama de fomento comercial ou mercantil, realizando compras de direitos creditórios. Sendo assim, as operações realizadas têm maior foco em duplicatas, contratos e cheques.
De modo geral, o setor se divide em quatro áreas, estas conhecidas como mercados: o de câmbio, o de capitais, o de crédito e o monetário. Cada um deles possui alvos diferentes, mas funcionam dentro de uma mesma lógica de execução: a integração de institutos não bancários com operadoras de crédito disponíveis.
Primeiramente, é importante decidir se a abertura do empreendimento será realizada sozinho ou com sócios profissionais. Essa modalidade, via de regra, não exige a formação de uma sociedade, muito pelo contrário. Na verdade, você pode constituir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), a qual permite a separação de bens laborais e pessoais.
Juntamente a essa decisão, é importante estar ciente da necessidade de um montante de 100 vezes um salário mínimo para que a fundação da unidade seja devidamente efetivada. Por fim, lembrando que o Banco Central não precisa autorizar sua atuação.
Mesmo que o setor ainda seja desconhecido por muitos, não existem diferenciais para abrir uma franquia de factoring que sejam muito distintos de outras modalidades. Como em todo segmento, o processo será facilitado pelo grupo jurídico da marca. Aliás, que instituirá as suas próprias especificidades relativas às estratégias de mercado.
Sendo assim, o primeiro passo para entrar no ramo é realizar o cadastro no site da franqueadora e aguardar um contato de retorno. O procedimento, em geral, é composto de uma entrevista para a avaliação de suas ideias e propostas.
Como agente novo no mercado, é importante que você busque contadores especializados nesse meio tempo. Uma vez que as opções podem se tornar diversas e gerar dúvidas quanto à marca que mais te trará benefícios iniciais e a longo prazo.
Por exemplo, a Tributus é uma opção de empresa que disponibiliza profissionais capacitados para resolver questões fiscais, pesquisas de mercados, consultorias, resoluções tributárias e quaisquer burocracias que puderem vir a surgir no processo.
Em geral, após a concordância de ambas as partes, se inicia a etapa de elaboração e ajustes do contrato. Aliás, vale dizer que alguns detalhes podem ser discutidos e alterados do modelo usual perante as singularidades dos ideais propostos pelo interessado em abrir a franquia de factoring.
Nesse momento, a rede concede a COF, que é a Circular Oferta de Franquias, associada às taxas que são cobradas para a implementação da nova unidade. Com isso pronto, ocorre a formalização propriamente dita do negócio.
Logo após, uma lista de documentos fundamentais é apresentada para que, depois de entregue, aqueles possam ser avaliados e aprovados pela marca. Então, somente após esse passo, há a efetivação do contrato que é assinado por ambas as partes.
Aqui, a franqueadora se utiliza de estratégias próprias para definir qual o melhor ponto comercial. Obviamente, o investidor participa ativamente das discussões e, juntos, entram em um acordo consentido e benéfico.
Ainda, a equipe, incluindo o empreendedor, passa por treinamento para realizar uma boa atuação em nome da marca. Por isso, a franqueadora ensina técnicas de execução. Além disso, também são promovidos conhecimentos específicos e detalhados sobre o ramo.
Por fim, acontece a implementação da unidade e se torna ativa no comércio local. Geralmente, a franquia de factoring é entregue ao investidor já pronta para funcionamento. Além disso, é feito um acompanhamento periódico para avaliar o uso estratégico do nome da empresa.