Empregos

Franquia de alimentação: conheça as novas oportunidades do mercado

Quem deseja abrir um pequeno negócio pode apostar nas franquias disponíveis no mercado, visto que elas oferecem diversas facilidades, como segurança, baixo custo operacional, estrutura completa, marketing personalizado, e muito mais. Vale ressaltar que o risco do negócio é menor em relação às organizações tradicionais.

As franquias relacionadas a venda de produtos alimentícios são as mais procuradas. A princípio, para investir no setor, é preciso investir de R$25 mil a R$250 mil. Antes de começar o negócio, deve-se estudar o mercado, o histórico da franquia, as possibilidades de desenvolvimento do empreendimento, entre outros.

É importante observar que o setor alimentício de franquias está a pleno vapor. Ademais, ele movimentou em 2021 R$43,8 bilhões, um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. No primeiro trimestre de 2022, houve uma alta de 8,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, ou seja, está em franca expansão.

Quem busca empreender no setor de franquias pode atuar em diferentes mercados, e conquistar públicos bem específicos. Todavia é possível trabalhar com redes de fast food, refeições, comida natural, doces, sobremesas, sucos, cafeterias, pizzarias, e muito mais. São diversos modelos de franquias disponíveis para o investidor.

Vantagens das franquias

Uma das maiores vantagens de se investir no setor de franquias, entre elas as alimentícias, é o fato de que o negócio é iniciado com a utilização de uma marca já conhecida no mercado. Analogamente, o franqueador já se encontra atuando há um certo tempo e possui um cadastro financeiro conceituado.

Quem investe em uma franquia tem várias facilidades como desconto nos preços, prazos longos, e pagamentos realizados em condições específicas. Aiás, o empreendedor poderá obter vantagens relacionadas à concorrência, já que seus produtos estão no mercado há um bom tempo.

O empresário poderá contar com o franqueador de diversas maneiras, utilizando um sistema de franquia já estabelecido. Por essa razão, as chances de sucesso são maiores. Desse modo, a empresa já possui mecanismos próprios de distribuição e sua marca já é fortalecida frente aos seus clientes e a concorrência.

Uma outra vantagem de se investir em uma franquia está relacionada ao treinamento e orientação do franqueado. Em síntese, ele irá investir na capacitação do empresário, visto que possui a necessidade de proteger seu negócio. Além disso, a marca já conhece seus clientes e público alvo, podendo gerar um maior engajamento.

Desvantagens das franquias

O investidor deve olhar com cuidado para as desvantagens destes tipos de empreendimentos. Dessa maneira, a pouca flexibilidade é uma delas. O franqueado é constantemente vistoriado pelo franqueador, através do controle das operações, que buscam detectar falhas e observar como andam as finanças e a contabilidade.

Nas atividades do dia a dia corporativo podem haver falhas no sistema de toda a franquia, atrapalhando as operações do empreendimento. Do mesmo modo, algumas situações ocorrentes estão relacionadas a atrasos na entrega dos produtos e equipamentos, perda da qualidade, redução da rentabilidade, entre outros.

Em muitos casos, é o franqueador que estabelece a localização do negócio. O franqueado pode até ter um espaço específico para instalar a empresa, mas esbarra na decisão final do local onde a organização irá se estabelecer. Isso se deve a um estudo feito para se observar a potencialidade da nova franquia.

Empresas alimentícias de sucesso

Veremos abaixo algumas franquias do setor alimentício que se destacam no mercado, oferecendo várias facilidades e um investimento médio. São empresas que oferecem produtos de qualidade e inovação:

  • Nação Verde – É uma franquia que trabalha com alimentação e produtos naturais, como chás, sementes, farinhas, comidas prontas, etc. Criada em São Paulo, possui mais de 79 unidades em operação.
  • Jack Chicken –  É uma empresa que trabalha com a venda de frangos fritos. Possui sete unidades em operação e possui um faturamento médio mensal de cerca de R$120 mil.
  • Yogoberry – Criada no Rio de Janeiro em 2007, a Yogoberry ingressou no franchising após um ano de funcionamento, dando início ao seu processo de expansão. Atualmente, a rede de franquias de iogurtes congelados possui 25 lojas em operação, sendo 7 próprias. A franqueadora oferece seu modelo de negócio com todo o know-how desde a implantação da unidade, com treinamentos, suporte técnico, operacional e de conhecimento administrativo. Desta forma, o franqueado consegue exercer o seu papel de gerenciar e administrar a unidade franqueada do ponto de vista operacional, comercial e administrativo de modo eficiente. Com o lançamento da sua microfranquia, a expectativa é dobrar a presença da rede até 2023.
  • Calzoom Sucos e Calzones – Esta franquia se estabeleceu em 1999, em Joinville (SC). Ela possui 87 unidades em operação e trabalha com calzones com recheios salgados e doces. Seu faturamento médio é de R$35 a R$100 mil.
  • Casa da Empada – Esta empresa trabalha com mais de 20 sabores de empadas, foi criada em 1987 no Rio de Janeiro. Ela possui cerca de 24 unidades em operação. Em conclusão, trabalha com quiosques e lojas físicas.