Uma franquia contábil é um empreendimento em um nicho específico, em que o empreendedor precisa ter conhecimento sobre os fatos contábeis e como realizar a contabilidade para pessoas físicas e jurídicas. Por isso que hoje, nós vamos informar para que você conheça uma franquia contábil e veja se vale a pena.
Uma franquia contábil faz parte de um nicho específico e, portanto, exige do franqueado algumas características próprias. Assim, a franqueadora oferecerá ao profissional da contabilidade a possibilidade de abrir um negócio que tenha maior suporte, e que não comece do zero. Como por exemplo:
Ao ser um franqueado, você tem a possibilidade de oferecer aos seus clientes os seguintes serviços:
Estes são os serviços mais comuns, mas existem franqueadoras que possibilitam ofertar outros serviços mais especializados como:
Existem duas situações que podem ocorrer numa franquia contábil:
1ª. Franquia tradicional: os clientes são do franqueado que, por possuir CNPJ, faz a formalização dos contratos com o público diretamente. O franqueador faz um contrato com o franqueado e, assim, dá todo o suporte para a realização dos serviços.
Sabendo disso, o franqueado faz o pagamento de royalties para a franqueadora.
2ª. Franquia por credenciamento de contadores em redes de contabilidade: o franqueado, credenciado na rede, realiza o trabalho de captação de clientes para a franqueadora.
Dessa forma, a empresa é que estabelece o contrato com o interessado e realiza os trabalhos de contabilidade.
Assim, a franqueadora faz o pagamento de uma remuneração para o franqueado tendo em vista os clientes trazidos por ele.
Sim! Normalmente os escritórios de contabilidade se tornam unidades franqueadas quando passam pelas seguintes situações:
A saber, para transformar o escritório de contabilidade em uma unidade de franquia, é preciso que você tenha claro que terá que seguir os processos estabelecidos pela franqueadora.
No mercado de franquia contábil, existem basicamente 4 modelos de negócio:
É o modelo em que a franqueadora oferece ao franqueado: direitos sobre a marca, faz treinamento e direciona as formas de remuneração direta e indireta, além das regras de relação entre ambos.
Sendo assim, cabe ao franqueado utilizar os sistemas operacionais, os processos da franqueadora e realizar os serviços.
É a maneira mais rápida de obter o retorno do investimento, pois não possui necessidade de espaço físico (home office) e tem menor custo operacional.
De baixo investimento, onde o trabalho é realizado de maneira home office, não necessitando de colaboradores e nem de espaço físico próprio. Possui investimento inicial de até R$ 25 mil.
Os serviços são realizados de maneira conjunta entre franqueadora e franqueado.
O franqueado faz a captação de clientes para uma rede de contabilidade. É uma maneira de atuar como representante comercial. Assim, pode se utilizar: da marca, auxiliar na captação de clientes, possuir apoio de consultoria técnica e co-marketing.
Considerando os 4 modelos de franquias, as mais tradicionais e as microfranquias não oferecem a realização conjunta das atividades. E, no caso das nano franquias e do credenciamento de contadores, não há a oferta de treinamento, nem transferência de tecnologia e expertise.
Assim, vale agora estabelecer o que realmente a sua empresa necessita, para escolher o modelo de franquia que é necessária para as suas atuações enquanto contador.
Por fim, defina realmente como você quer trabalhar e faça a sua opção da forma mais clara possível. Depois de escolher o modelo de franquia, comece a buscar por empresas contábeis que ofereçam este modelo, para estudar e ver qual que atende melhor às suas necessidades!
Com tudo que você leu e recebeu de informação no post de hoje, esperamos que possa servir para que sua busca por franquia contábil seja facilitada!