Concursos Públicos: Dicas de redação para mandar bem em concursos

Diversos Concursos Públicos especificam em seus editais a cobrança de uma redação como parte da sua avaliação. Essa cobrança acaba assustando a muitos concurseiros por diversos motivos.

Nem todos os concursos exigem essa parte escrita na prova, contudo, quando ela é solicitada, costuma ter um peso relevante para a nota final. Por esse motivo, o concurseiro deve estar bem preparado.

Nesse sentido, apresentamos 5 dicas de como mandar bem na redação do seu concurso. Confira!

1. Estude a norma culta do português

Um dos aspectos do texto que serão critério de correção, ou seja, que serão observados pela banca examinadora é a adequação do texto à norma padrão.

Nesse sentido, é indispensável estudar a norma culta do português e conhecer bem as regras gramaticais da língua, além das regras de acentuação e pontuação, pois pontuar o texto adequadamente é crucial para seu entendimento por parte da banca.

Além disso, o texto deve ser escrito na linguagem formal, então coloquialismos, gírias e jargões não serão bem vindos.

2. Evite os erros clássicos na escrita

Há erros de escrita que são cometidos por estudantes de modo recorrente em redações de vestibulares e concursos. Por esse motivo, são considerados erros clássicos e são péssimos para a sua nota, pois demonstram falta de conhecimento da língua.

Alguns desses erros são cometidos, por exemplo, no uso da crase, no uso da vírgula ou na ortografia de palavras. Uma simples busca na internet ajudará você a se preparar para estes contextos.

3. Treine a escrita durante os estudos

Outra maneira de garantir que você vai mandar bem na redação do seu concurso é treinando a escrita de textos dissertativos e argumentativos em casa. Separe um momento dos estudos para escrever textos à mão. Assim, você se acostumará a colocar no papel de forma lógica e encadeada sua argumentação, além de melhorar sua caligrafia.

Além disso, com o treino prévio, é possível se familiarizar com a estrutura de texto geralmente exigida pelos editais.

4. Busque a compreensão adequada do tema

No momento da prova, de nada adianta a observância das regras gramaticais ou da estrutura correta do texto se você fugir do tema proposto. Desse modo, é indispensável buscar reconhecer e compreender o tema da redação.

Esse processo pode ser facilitado pelo estabelecimento das palavras-chave dos textos de apoio. Além disso, a leitura de textos durante os estudos e a resolução de questões de interpretação de texto podem facilitar o processo de compreensão do tema.

5. Faça um rascunho da redação

Por fim, apresentamos uma dica crucial para uma redação excelente: faça um rascunho. Sabemos que o tempo é precioso durante a realização da prova de concurso e que muitos concurseiros deixam de fazer o rascunho do texto com a intenção de ganhar tempo.

Porém, ao dedicar um tempo a mais para a escrita de um rascunho, você pode garantir que o texto ficará do jeito que você quer, além de poder fazer correções que podem ser necessárias e evitar rasuras na folha definitiva da redação.

Gostou das nossas dicas? Então deixe seu comentário!

Confira aqui mais dicas da área de educação.
Veja também Dicas de aplicativos para treinar língua estrangeira.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/estudos-10-aplicativos-que-todo-estudante-deveria-conhecer/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.