Redes Sociais: fórum da Unesco vai discutir regulamentação

Presidente Lula irá participar enviando mensagens de vídeo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso e o youtuber e influenciador digital Felipe Neto foram convidados para participar de um fórum mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O objetivo é debater propostas para regulamentar as redes sociais e combater a desinformação e fake news.

Redes sociais no fórum da Unesco

O fórum da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura irá acontecer em Paris entre os dias 21 e 23 de fevereiro.

O presidente Lula não estará presente fisicamente no evento por questões de agenda, mas, deve enviar mensagens de vídeo apoiando a iniciativa.

A participação do presidente é um dos pontos mais importantes da conferência e deve suscitar discussões mais profundas sobre o tema.

Lula já sinalizou diversas vezes que é favorável a uma regulamentação internacional mais rígida das redes sociais. Ele chegou, inclusive, a defender que o assunto fosse discutido no G-20, o grupo das economias mais influentes no mundo.

Redes sociais e golpes de estado

O ministro do STF, Luís Roberto Barroso confirmou em entrevista que vai à Paris para participar do evento. De acordo com informações, o membro da Alta Corte brasileira vai discorrer sobre a utilização das redes sociais na disseminação de mensagens que colaboram com golpes de estado. O vice-presidente da corte já defendeu várias vezes a regulamentação das redes sociais.

No início do mês, Barroso, disse em um evento no Espírito Santo que “precisamos, em alguma medida, regulamentar a internet e as mídias sociais, para que elas sigam nos trilhos da civilidade e da ética”.

A Unesco também confirmou a presença de Felipe Neto, um dos maiores influenciadores digitais do Brasil, com mais de 44 milhões de seguidores no YouTube.

Esta será a primeira conferência Global da Unesco tratando sobre a regulamentação das redes sociais, reunindo representantes de governos, empresas de mídia social, academia, reguladores e sociedade civil.

Internet é uma ferramenta de comunicação

A Unesco reconhece que a internet é uma ferramenta indispensável para a comunicação e a disseminação do conhecimento.

Contudo, “as plataformas de mídia social também estão espalhando desinformação, discurso de ódio e teorias da conspiração que danificam o tecido de nossas sociedades, semeando desconfiança, exacerbando a polarização política, ajudando a semear o extremismo e minar as condições para a coexistência pacífica – em particular eleições livres e justas”.

Segundo a organização, os tipos de negócios de mídia social “favorecem o envolvimento e a lucratividade acima da segurança e dos direitos humanos”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.