ENEM e vestibulares: as principais obras de Guimarães Rosa

Conheça os principais livros desse autor tão importante

João Guimarães Rosa viveu entre os anos de 1908 e 1967 e é considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira.

Os seus livros são abordados com frequência por questões de literatura dentro das principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Além disso, os romances de Guimarães Rosa também fazem parte da listas de leituras obrigatórias dos vestibulares brasileiros.

Assim, para que você garanta um bom desempenho nas suas provas, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre as principais obras de Guimarães Rosa. Confira!

Sagarana (1946)

Sagarana, publicado em 1946, é um livro de contos composto por nove histórias: “O burrinho pedrês”, “A volta do marido pródigo”, “Sarapalha”, “Duelo”, “Minha Gente”, “São Marcos”, “Corpo fechado”, “Conversa de bois” e “A hora e vez de Augusto Matraga”.

A obra é composto por contos narrados em primeira e em terceira pessoa. Os textos são ambientados no sertão mineiro e retratam diferentes aspectos dos grupos sociais analisados por Guimarães Rosa.

Sagarana é considerada uma obra marcada pelo “regionalismo universalizante”, na medida que o livro, mesmo caracterizado por aspectos locais do sertão de Minas Gerais, é universal enquanto explora temas que analisam a condição humana como um todo.

Um dos contos mais importantes da obra é “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, que narra a história de um homem violento que sofre uma grande reviravolta em sua vida e passa a buscar a redenção.

Grande Sertão: Veredas (1956)

Grande Sertão: Veredas é a obra-prima de Guimarães Rosa. A obra é um resultado da participação do autor na condução de uma boiada pelo sertão mineiro, evento crucial para que Rosa pudesse ter contato direto com as histórias do povo sertanejo e com as variedades linguísticas que podem ser observadas nos diálogos dos mesmos

O romance é narrado pelo jagunço Riobaldo, que conta sua história de amor e violência no sertão mineiro. A linguagem do livro é extremamente complexa e inventiva, com neologismos e construções gramaticais diversificadas.

Grande Sertão: Veredas é um livro denso e complexo, que aborda temas como a natureza humana, a solidão, o amor, a violência e a busca por sentido na vida. A obra é um retrato poderoso do sertão mineiro e de sua cultura, temas favoritos do autor.

Corpo de Baile (1956)

Corpo de Baile é uma coletânea de novelas publicada em 1956. O livro é dividido em três partes: “Manuelzão e Miguilim”, “No Urubuquaquá, no Pinhém” e “Noites do Sertão”. As nove novelas que compõem “Corpo de Baile” são independentes entre si, mas apresentam personagens e cenários comuns, formando um universo literário interconectado. Além disso, podemos dizer que cada uma das histórias retrata a vida no sertão mineiro e apresenta personagens marcantes, como o menino Miguilim e o vaqueiro Manuelzão.

Em Corpo de Baile, Guimarães Rosa cria personagens e cenários com grande realismo e sensibilidade, e as histórias além de usar uma renome riqueza temática e estilística.

“Manuelzão e Miguilim” é considerada um dos melhores textos de Guimarães Rosa e é frequentemente abordado por vestibulares brasileiros. A novela retrata a relação entre um vaqueiro experiente e um menino ingênuo que está aprendendo a lidar com a vida no sertão.

Outra novela importante em Corpo de Baile é “Campo Geral”, que apresenta um retrato detalhado da vida em uma fazenda no interior de Minas Gerais. O enredo narra a história de um homem que vive na fazenda e precisa lidar com os desafios da vida no campo.

Ainda, a coletânea conta com outras novelas importantes, como “No Urubuquaquá, no Pinhém”, que retrata a vida dos moradores de uma pequena cidade no interior de Minas Gerais, e “Buriti”, que conta a história de um casal que precisa enfrentar as dificuldades da vida no campo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.