O empreendedor e o fornecedor andarão juntos, assim que assinarem o contrato, portanto, a escolha dos fornecedores é uma etapa fundamental em qualquer negócio.
Por este motivo, é preciso ter atenção na escolha e na gestão dos fornecedores, mas sabemos que esta tarefa é delicada.
O fluxo de produção e entregas podem ser afetados, caso a escolha deles não seja bem feita.
Para poder iniciar a busca por fornecedores, o empreendedor precisa antes de tudo, definir como será a negociação.
Ou seja, para pode negociar é preciso saber exatamente o que precisa ser comprado, quantidade entre outros fatores como:
Para tomar essas decisões, o empreendedor vai precisar olhar sua infraestrutura, condição financeira e o mercado em geral.
O estoque deve ser analisado, para saber se tem espaço suficiente e qual a quantidade que será comprada.
Mas o importante é trabalhar com fornecedores bons, que atendam os prazos e tenham produtos de qualidade.
E para conhecê-los, o empreendedor pode buscá-los na internet, pedir indicações ou participar de feiras e eventos do segmento.
Esse é um ponto muito importante a ser analisado, pois ele impacta no negócio como um todo.
Vale lembrar que, o valor final oferecido ao cliente, parte inicialmente do valor pelo qual foi comprado, acrescentado de impostos, frete, lucro, portanto, a escolha do fornecedor deve ser um preço competitivo.
Analise e compare os valores oferecidos e a qualidade do produto, para saber se está indo pelo caminho mais adequado, e se vale a pena comprar dele.
Assim, que encontrar um fornecedor que ofereça um bom preço, um bom produto, deve ser então, pesquisado sobre os serviços que ele presta. Nesse momento, é preciso conversar com empresas que já usem, e buscar as referências.
Realizando essa pesquisa, buscando essas informações, fica mais fácil decidir entre os fornecedores, e evita que contrate alguém que possa te deixar na mão.
Por fim, busque referências, converse com empresas, analise as propostas e avalie bem, antes de fechar o contrato.