O índice de rotatividade é usado para avaliar contratações e rescisões em período determinado. Assim sendo, o setor de Recursos Humanos entende como a empresa pode ser prejudicada pelo turnover.
O cálculo do índice turnover que se refere a rotatividade é simples. Para realizar esse cálculo é importante dividir o número de desligados pelo total de colaboradores da empresa.
NÚMERO DE DESLIGADOS+ NÚMERO DE ADMITIDOS / NÚMERO DE FUNCIONÁRIO ATIVOS
Primeiramente, cada empresa deve estabelecer o índice de turnover que é aceitável. Uma vez que cada segmento, nicho de mercado, porte da empresa tem o seu turnover ideal.
Por exemplo, empresas de tecnologia e saúde possuem um mercado de trabalho disputado, de modo que o índice turnover tende a ser mais alto nessas áreas.
Contudo, há um consenso de que o turnover ideal para as empresas é de até 1% ao mês. No entanto, descobrir a causa do turnover é mais importante do que apenas controlar a porcentagem do índice.
Por isso, o turnover é um forte aliado quanto às ações do RH no que diz respeito á gestão de pessoas.
No entanto, não deixe de considerar os tipos de turnover na hora de elaborar as ações quanto à gestão de pessoas. Uma vez que o turnover pode servir de ponto de partida para diferentes mudanças, até mesmo uma mudança cultural.
Todavia, é importante realizar o cálculo da rotatividade para tomar diferentes decisões, como implementação de benefícios ou remanejamentos internos, por exemplo.