Muitas pessoas buscam formas de substituir o pão na dieta para dar uma diversificada no dia a dia. Não no sentido de focar apenas no emagrecimento, mas, sim, no sentido de criar preparos diferenciados, que possam ser saborosos e incrementem a ingestão de nutrientes diários.
Para ajudar nessa missão, trouxemos algumas dicas simples que podem ser colocadas em prática. Não deixe de conferir!
Embora as dicas abaixo não estejam focando nas calorias, mas, sim, apenas na diversificação de sabor, você pode conversar com o seu nutricionista sobre a possibilidade de implementar estes preparos na sua dieta, caso queira perder peso.
Assim, será possível mudar o sabor de algumas refeições sem comprometer os seus objetivos principais, não é mesmo? Vejamos algumas possibilidades:
A crepioca é super fácil de preparar e pode ser usada tanto em preparos doces, como salgados.
Basta misturar um pouquinho de tapioca com ovo e levar à frigideira, preparando como se fosse uma panqueca.
Para temperar, é possível usar sal, cebolinha, páprica, etc., ou então, canela, mel e outros ingredientes que deixem a mistura mais adocicada.
Depois de pronto é só escolher o seu recheio – aquele que seria usado no preparo do seu pão diário.
A tapioca também é uma das mais conhecidas formas de substituir o pão na dieta. Você pode prepará-la apenas sozinha, direto na frigideira, ou misturar temperos e especiarias na “massa”, para então deixá-la ainda mais saborosa.
O recheio também fica ao seu critério, pois é possível consumir opções doces e salgadas. Há muita versatilidade na hora de preparar uma boa tapioca.
As fatias de batata doce cozida são outra alternativa saborosa e que pode ajudar a substituir o pão na dieta.
Você pode cortar fatias relativamente finas, deixando-as cozinhar até atingir uma consistência que seja do seu agrado.
Depois disso, é só tirá-la da água e levar para o seu prato. Você poderá formar uma espécie de “canapé” com a batata, apostando em recheios dos mais diversos tipos.
Desse modo, é possível manter o consumo de um bom carboidrato na refeição, que pode ajudá-lo, inclusive, a ter mais energia e mais saciedade. Vale a pena testar.
Apesar de não ter a mesma consistência que um bom pão, as folhas verdes escuras, como é o caso da couve manteiga, podem servir de “base” para o recheio que seria usado no pão – em casos nos quais o preparo é salgado, claro.
Você pode enrolar a folha para formar uma espécie de panqueca verde, ou fechá-la ao meio, como faria com a sua fatia de pão.
É uma ótima opção para combinar com um bom omelete, ou com um recheio feito de atum e tomate.
Além de ser saboroso e prático de preparar, é super saudável e pode, inclusive, ser uma alternativa para o café da manhã, desde que você converse com o seu nutricionista sobre essa possibilidade.
Viu só como existem formas de substituir o pão na dieta? 🙂