Conseguir diminuir a oleosidade da pele é um grande desafio. Infelizmente, muitas pessoas podem acabar lavando o rosto mais vezes, e sofrendo ainda mais com um efeito rebote. Afinal, remover a oleosidade lavando a pele constantemente faz com que ela acabe produzindo ainda mais óleo para se proteger e compensar a “perda”.
Portanto, é necessário investir em outras ações que possam contribuir para um maior equilíbrio cutâneo. Lembrando, ainda, que se você tem problemas muito intensos com a oleosidade, o recomendado é que procure um dermatologista, ok? 😉
Pequenas mudanças na rotina já são capazes de ajudar, ao menos um pouco, a diminuir a oleosidade da pele. Claro que se há algum problema específico por trás da oleosidade, apenas estas mudanças talvez não sejam o bastante. O ideal é sempre conversar com um profissional para investigar a causa da oleosidade e, assim, tomar as medidas cabíveis ao seu caso.
Além disso, deixar de lado aqueles hábitos que pioram a situação também é importante. Vejamos algumas considerações:
Como mencionamos no começo deste artigo, muitas pessoas buscam formas de diminuir a oleosidade da pele e acabam lavando o rosto demasiadamente, crendo que é isso que irá resolver o problema.
Porém, a nossa pele não produz oleosidade de maneira aleatória. Essa oleosidade é uma espécie de proteção, que visa manter o equilíbrio da saúde cutânea. Assim sendo, se ficarmos lavando a pele o tempo todo, ela tentará compensar a perda de oleosidade e produzirá ainda mais óleo.
Consequentemente, cria-se um ciclo praticamente sem fim: mais lavagens ao longo do dia, mais oleosidade, mais incômodo.
Além de que quem gosta de maquiagem ficará sofrendo com a ideia de ter que lavar o rosto diversas vezes e, depois, se maquiar outra vez.
Outro ponto importante, com relação à higienização, é o tipo de produto usado. Não use sabonetes comuns no rosto, mas, sim, produtos próprios para pele oleosa. Caso contrário, o tecido cutâneo também poderá ser prejudicado, ficando ainda mais oleoso.
Os papéis absorventes podem ser uma verdadeira “mão na roda” para quem sofre com oleosidade. Basicamente, eles vêm em embalagens pequenas, que você pode tirar um de cada vez e apenas pressionar levemente sobre a pele.
Ele absorve o excesso de oleosidade sem estragar a maquiagem e sem deixar a pele muito seca, o que é importante para não vivenciar o efeito rebote que mencionamos anteriormente.
Você pode encontrar esse tipo de produto na farmácia.
Outro cuidado muito importante que deve ser levado em consideração é o de não ficar tocando o rosto o tempo todo. Afinal, a nossa mão também é oleosa e o toque pode estimular ainda mais a produção de oleosidade no rosto.
Além disso, ficar tocando a pele do rosto sem lavar as mãos pode ocasionar contaminações que, mais tarde, transformam-se em inflamações.
Fique atento a esses cuidados e formas de diminuir a oleosidade da pele e, em caso de dúvidas, procure um dermatologista.