Quem estava curioso para saber se foi selecionado para o Prouni segundo semestre em 2024, acabou tendo mais problemas do que imaginava nesta semana. Isso porque, de acordo com relatos nas redes sociais, o site da divulgação dos resultados passou por várias instabilidades no seu sistema de acesso.
Oficialmente a divulgação da lista de pré-aprovados aconteceu ainda na noite da quarta-feira (31), como estava previsto no edital. Mas já desde as primeiras horas daquela manhã, vários candidatos reclamaram do erro da página de consulta.
De acordo com esses relatos, o site disponibilizava um botão que direcionava ao resultado e também à lista de pré-aprovados. Contudo, a página não estava carregando.
O site em questão é o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Nesta semana, também houveram relatos de que o site estava completamente fora do ar, ou seja, ele se quer poderia ser aberto em alguns momentos do dia.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que isso acontece. Ainda no primeiro semestre, por conta de instabilidades no site oficial, os resultados da segunda chamada foram divulgados apenas alguns dias depois da data que estava prevista.
Apesar do problema, o Ministério da Educação garante que a situação foi normalizada, e qualquer cidadão já pode realizar a consulta ao resultado do Prouni sem maiores problemas nesse momento.
O Prouni é uma das maiores portas de entrada para o ensino superior do país. Por meio do Programa Universidade para Todos, candidatos que se encontram em situação de vulnerabilidade social podem utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar uma bolsa de estudo parcial ou integral em instituições de ensino superior privadas.
Ao contrário do Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES, o ProUni não exige que o estudante faça algum tipo de pagamento após a conclusão do curso.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo do ProUni divulgado pelo Ministério da Educação:
Depois de analisar todas as notas dos candidatos, é possível que mais de um aluno conte com notas idênticas na média aritmética das notas do ENEM. Nesse caso, o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a ordem de critérios.
Os critérios são esses: