Se você precisa utilizar algum serviço em algum site oficial do governo federal, certamente não está tendo um final de tarde fácil nessa quarta-feira (11). De acordo com relatos nas redes sociais, vários usuários estão tendo dificuldades para entrar nesses endereços da web.
Diante da chuva de reclamações, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informou por meio de nota que está apurando as causas do problema, que aparentemente está afetando vários sites que possuem o domínio gov.br.
Por volta das 16h, foram encontrados problemas de acesso nos seguintes sites:
O site oficial da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também estava apresentando problemas. Mesmo que alguns dos sites listados acima já tenho tido a conexão reestabelecida, relatos de usuários indicam que ainda há uma certa instabilidade.
Como dito, as causas do referido problema ainda estão sendo apuradas pelas autoridades competentes. Contudo, vale lembrar que no último mês de julho o ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou que passou por um incidente de segurança cibernética que teria afetado o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional (PEN).
Já naquele momento, a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abim) chegaram a abrir investigações para apurar o caso, mas não detalharam o que teria acontecido.
Mas afinal de contas, para que serve uma conta GOV.BR? De acordo com o governo federal, este login é muito importante para uma série de motivos. Veja abaixo alguns deles:
Como dito, as investigações em torno da instabilidade geral causada nos sites do governo ainda estão sendo realizadas. Por isso, ainda não é possível saber qual é o real impacto desse problema nas contas das pessoas que possuem um login do sistema gov.br.
Seja como for, tomando como base as informações disponíveis até esse momento, é possível afirmar que os seus dados muito provavelmente estão seguros.
Assim, ao menos até segunda ordem, o que se sabe é que não é preciso se preocupar com o que aconteceu nessa quarta-feira (11).