A maioria dos participantes de provas não conseguem ser aprovados, geralmente por conta da limitação do número de vagas. Com isso, muitos buscam por dicas para se motivar no estudo para concurso no intuito de prestar mais uma vez no ano seguinte.
Nesse cenário, a média de tentativas é de 2 anos. É comum dizerem que o primeiro ano serve para que o candidato “aprenda a estudar”, de modo que construa estratégias eficientes para serem utilizadas na próxima vez.
O primeiro passo para atingir o objetivo em questão é entender o que foi dito acima. E assim, internalizar que é normal ser reprovado e isso não tem a ver com capacidade.
Em seguida, se motivar no estudo para concurso requer maturidade emocional e disposição para quebrar ideias equivocadas sobre si e a respeito das circunstâncias de vida de cada um. Afinal, será um longo ano de aprendizado e autoconhecimento.
Nesse contexto, o mais recomendado é fazer uma revisão do método do estudo anterior. Desse modo, identificando os déficits que podem ser melhorados e as estratégias que devem ficar para trás, afinal, não deram certo.
Logo, a sensação que virá a seguir é de potência, pois as cartas já estarão na mesa, visualizadas, faltando apenas começar o jogo. Por isso, quanto mais cedo esse passo for realizado, mais cedo a motivação estará presente.
Desse modo, o mais relevante será literalmente estudar pela correção, seja por si mesmo, anotando os assuntos, ou por intermédio de outra pessoa, em um plantão de dúvidas com monitores, por exemplo.
Com tudo em mente, algumas metas precisam ser firmes para que o foco não se perca no caminho. Além disso, como o momento inicial será de adaptação, o melhor é definir objetivos práticos e de curto prazo.
Obviamente, para se motivar no estudo para concursos, as metas de longo prazo também têm que ser prioridades. No entanto, podem ser colocadas em segundo plano temporariamente, a fim desse estímulo surgir na hora certa.
Além do mais, é interessante entender que alguns deles não serão cumpridos no prazo em função de possíveis imprevistos que acabam surgindo. Logo, ter um tempo vago nos finais de semana pode ajudar a solucionar esse problema, quando surgir.
Sendo assim, a quantidade de tempo dedicada a cada disciplina deverá mudar drasticamente, já que a base de construção do cronograma também irá se alterar.
Dessa forma, é preciso se utilizar do resultado da prova, com os erros já identificados, para redistribuir a carga horária e fazer um novo planejamento. Dessa vez, os conteúdos devem seguir critérios de dificuldade com melhor fundamento.
Portanto, os primeiros temas para revisar serão aqueles presentes nas perguntas não acertadas. Em seguida, aqueles em que o candidato demorou mais tempo para responder e assim por diante.
Para mais, a maneira mais eficiente de aumentar o rendimento é fazendo uma resolução massiva de questões e corrigindo-as na mesma proporção. Assim, terá o intuito de revisar o aprendizado teórico e identificar, mais uma vez, o que requer melhoria.
A consequência direta é exatamente se motivar no estudo para concurso. Uma vez que esse é o momento da visualização concreta do rendimento, o qual, a essa altura, já estará mais positivo.
Dessa forma, o ideal é procurar um curso preparatório que possua um banco de dados volumosos e com vídeo aulas exclusivas de professores ensinando a resolver, por exemplo, perguntas muito complexas de provas anteriores.
Por fim, também é muito comum que o motivo por trás da reprovação não seja falta de bagagem teórica, mas sim, um nível de ansiedade elevado. Com isso, trabalhar as questões emocionais e psicológicas que podem atrapalhar o cotidiano é uma tarefa essencial.
Posto isto, é preciso praticar exercícios físicos, se alimentar bem, manter bons momentos sociais. Além disso, outras estratégias incluem: separar horários para exercer hobbies e atividades de interesse, além de vencer a resistência de procurar um terapeuta adequado.
Assim sendo, para se motivar no estudo para concurso também é fundamental cuidar de si, principalmente no que diz respeito à saúde mental. Afinal, é o próprio bem estar que vai dar energia para que todos os conteúdos sejam assimilados corretamente.
Desse modo, se não conseguiu a aprovação em um primeiro momento, o ideal é não desanimar. Com as dicas acima, é possível conseguir a motivação correta para o concurso. E assim, quem sabe, conseguir a aprovação.