Ter foco no edital escolhido, muitas vezes te faz pensar que sua única chance é passar naquela prova. Hoje, te mostramos que isto não é verdade.
Uma das coisas que muitos candidatos a cargos públicos não sabem, é que se você estuda para um cargo muito disputado e difícil, pode ser aprovado em cargos inferiores, mas que não deixam de ser ótimos.
Existem técnicas de estudo para que na grande maioria das vezes isto aconteça, chamado de otimização. Vamos conhecer um pouco mais sobre isso.
Otimização e produtividade são duas palavras que precisam caminhar juntas. Em conjunto, elas são extremamente mais fortes e eficazes.
Para otimizar os estudos de concursos públicos, utilize técnicas que te ajudem a aprender, assimilar e memorizar o conteúdo.
Vamos listar abaixo, 3 das principais técnicas de otimização de estudos com foco no edital. Vejamos:
1- Grave sua própria explicação
Segundo muitos mestres de concursos públicos, uma tática de otimização de estudos infalível, é gravar você mesmo explicando o conteúdo.
Ou seja, escolha a matéria desejada, grave no celular você explicando sobre ela, e comece a ouvir. É uma ótima tática de memorização.
2- Resolva exercícios organizadamente
Resolver exercícios é quase uma obrigação dos concurseiros. Mas, atente-se, é necessário organização dos mesmos para que seus estudos sejam otimizados.
Organize o dia de exercícios por matéria/assunto. Sendo assim, seus dias e seu conteúdo estará melhor direcionado e otimizado.
3- Escreva a mão
Escrever à mão não parece ser um dia otimizada, não é mesmo? Pois sim, ela é.
Desta maneira, ajudamos nosso cérebro a memorizar melhor o assunto, pois ele estará gravando o que você está escrevendo, pois está praticando.
E com uma memorização mais eficaz, os estudos serão mais objetivos e otimizados, com foco no edital.
Aprovações constantes com foco em apenas um edital: é possível?
Muitas vezes os candidatos dedicam-se tanto a um concurso de extrema importância, que esquecem de olhar outros editais.
Desta forma, acabamos deixando passar oportunidades – tanto de cargos – quanto de prática.
Se você estuda diariamente para um concurso financeiro, por exemplo, deve estar apto para áreas financeiras de bancos.
Além de você poder conquistar um cargo que não imaginava – mas que pode te fazer crescer- irá ter prática em outras provas.
Outro grande exemplo, é para a área jurídica. Se você está estudando para algum cargo muito superior, como o TRF por exemplo, poderá ser aprovado em inúmeros outros concursos jurídicos que estão disponíveis.
Portanto concurseiro, é possível sim ter aprovações mesmo tendo foco no edital escolhido, unicamente.
A frustração de ficar tentando aprovação em vários concursos sem conseguir ser aprovado é uma das piores situações para um concurseiro.
A situação pode ser mudada quando os estudos forem feitos de maneira correta. Sendo assim, invista em você e na sua capacidade de aprender de forma mais eficiente.
Ao variar no estudo das matérias durante a semana de estudos, dá ao estudante uma melhora significativa na concentração, memorização e especialmente porque as novidades quebram padrões no nosso cérebro, que acaba liberando a dopamina, substância que eleva o nível de concentração.
Esta forma de foco no edital, variando as matérias, acaba impactando positivamente na ativação dos mecanismos de atenção da nossa mente, fazendo com que ele esteja ainda mais preparado para as provas que virão a frente.
E quando falamos isto, é tanto do foco no edital, até as provas similares.
Existem algumas questões que devem ser abominadas. Principalmente pensamentos como:
Esqueçam tudo isso, todos os mitos criados ao entorno dos concursos similares aos que você está estudando.
Em primeiro lugar, saiba que conquistar o cargo tão sonhado, dificilmente acontecerá na primeira tentativa.
Em contraste, nada lhe impede de conquistar um cargo público, e continuar estudando. A prática no setor pública é fundamental para o concurseiro, tanto em relação a estudos, quanto profissionalmente.
Avalie a distância entre um extremo e outros de matérias de prova. Qual a porcentagem de distinção entre as partes?
Deste modo, você verá se realmente vale a pena realizar provas similares, e se elas realmente são similares.
Uma dica: quanto mais distantes forem os conteúdos, maior a probabilidade de erro.
Compare bancas e editais anteriores. Isso ajudará muito na hora da tomada de decisão.
Por fim, sinta-se á vontade para ter foco no edital, bem como, ter interesse em outros editais. Não custa nada tentar, não é mesmo?
Compartilhe este artigo nas suas redes sociais, com seu grupo de estudo e até mesmo com amigos para tirar dúvidas.
Foco no edital, e rumo a aprovação.