O fluxo de caixa é um instrumento básico de um planejamento financeiro, por isso, é fundamental para uma empresa na sua rotina, independentemente do seu porte, nicho de atuação ou segmento.
Além disso, o fluxo de caixa apura o saldo disponível, viabilizando assim o capital de giro, amparando necessidades de eventuais gastos ou aplicações financeiras.
Sendo assim, através do fluxo de caixa é possível que a empresa tenha uma visibilidade real sobre a sua situação financeira, amparada por outras análises.
Por isso, a gestão da empresa deve registrar todos os seus recebimentos, todos os seus pagamentos, bem como, lançar previsões, de forma que todas as entradas e saídas estejam devidamente registradas.
Assim sendo, a empresa deve lançar as vendas à vista e recebimento de cartões, por exemplo. Bem como, todos os pagamentos realizados, o que engloba as despesas. Dessa forma, fica mais fácil a visualização e o controle do capital de giro da empresa.
O fluxo de caixa ampara muitas decisões, principalmente a curto prazo. Além disso, é possível gerenciar as retiradas do caixa, o que viabiliza estratégias no que tange a saída de recursos.
Portanto, é possível realizar o fluxo de caixa através de planilhas, programas de gestão, e, até mesmo, dentro do seu software administrativo.
A elaboração do fluxo de caixa é uma necessidade, ao passo que é uma ferramenta importante para que o empreendedor avalie a liquidez do seu negócio. Dessa forma, é possível antecipar decisões sem comprometer o lucro da empresa, minimizando dificuldades financeiras futuras e amparando projetos atuais.