As estratégias de marketing digital precisam considerar diversos fatores para que a empresa consiga alcançar seus objetivos implícitos em cada ação.
No entanto, é possível que as estratégias de marketing digital sejam feitas de forma complementar. Sendo assim, a empresa pode direcionar ações considerando uma necessidade imediata, como aumentar as vendas, juntamente com ações que costumam dar resultados em longo prazo, como ações voltadas ao conceito Inbound Marketing.
Visto que as ações Inbound Marketing possuem como principal foco o marketing de conteúdo. Sendo assim, a empresa se torna conhecida, enquanto aumenta as suas vendas. Por outro lado, gera valor através de conteúdos relevantes.
Assim sendo, a empresa viabiliza estrategicamente as ações dentro do marketing digital, ao passo que é possível que a empresa considere outras necessidades dentro das suas ações de marketing digital, como as ferramentas Ads, por exemplo.
Por exemplo, inovar na maneira de se comunicar com o cliente ou quebrar padrões quanto a formalidade dentro das propostas da área comercial. Sendo assim, esses processos podem ser flexibilizados através dos retornos dentro da área de marketing digital, que são base para estratégias diversas.
Por isso, as ações devem ser lançadas e acompanhadas de maneira que a empresa atenda às demandas do mercado e ampare as próprias necessidades estratégicas, considerando as mudanças no mercado em fatores externos, bem como novos entrantes dentro do seu nicho de atuação.