Saúde e Bem Estar

Flacidez no rosto: entenda as principais causas e saiba como tratar

flacidez no rosto pode ser causada por muitos fatores e, normalmente, associa-se com o estilo de vida da pessoa e com o processo de envelhecimento. Por conta disso, implementar hábitos saudáveis na rotina e investir em cuidados com a pele é essencial para combater essa condição e promover mais firmeza à pele.

Neste texto, reunimos algumas considerações e informações relevantes sobre esse assunto. Não deixe de conferir e tirar as suas dúvidas!

Quais as principais causas da flacidez no rosto?

Muitas vezes, a flacidez no rosto aparece por diferentes motivos, e não apenas um. Isso quer dizer que a pessoa pode ter o problema por conta de mais de uma causa, como podemos ver na lista abaixo:

  • Exposição ao sol: A exposição ao sol sem o uso do protetor solar pode fazer com que a pele “perca” colágeno e elastina. Além disso, o sol pode causar danos nas células do tecido cutâneo, acelerando o envelhecimento e causando o aparecimento da flacidez.
  • Envelhecimento: O envelhecimento também pode ser o responsável pela flacidez do rosto. Afinal, com o passar do tempo, nossa pele começa a perder elastina, devido à idade, o que pode causar a flacidez.
  • Fatores genéticos: Pessoas com predisposição genética podem sofrer mais com a flacidez no rosto. Nesses casos, investir em tratamentos precoces pode ser uma boa alternativa.
  • Maus hábitos: Alimentar-se mal, dormir pouco, não beber água e ser sedentário são pontos que podem causar danos à saúde da pele.
  • Diminuição da gordura facial: Com o passar do tempo, a gordura que temos na bochecha pode diminuir, fazendo com que fiquemos com um aspecto flácido.

Quais são os tratamentos para flacidez no rosto?

Existem diversos tratamentos para flacidez no rosto que podem ser colocados em prática de acordo com cada situação. Conheça alguns deles:

  1. Procedimento com radiofrequência e luz pulsada: Esses procedimentos são minimamente invasivos e podem estimular a produção de colágeno e elastina na pele, promovendo a firmeza e a elasticidade.
  2. Procedimento cirúrgicos: Em alguns casos, o excesso de pele pode ser removida em um procedimento cirúrgico, para garantir mais firmeza ao tecido cutâneo.
  3. Cremes ricos em ácido hialurônico: Cosméticos que contenham propriedades como o ácido hialurônico ajudam a rejuvenescer a pele e a mantê-la mais firme.
  4. Tonificação dos músculos faciais: Alguns exercícios podem ajudar a tonificar a musculatura do rosto. Para conhecê-los, considere conversar com um profissional qualificado para que ele prescreva os exercícios ideais para o seu caso.
  5. Cuidados diários com a pele: Cuidar bem da pele, todos os dias, também é essencial para mantê-la mais firme e saudável. Por isso, use cremes adequados ao seu tipo de pele, evite a exposição excessiva ao sol, faça esfoliações, entre outros cuidados, e garanta uma pele mais bonita e com menos flacidez.

E não se esqueça: agendar a sua consulta com o dermatologista para avaliar o aspecto da sua pele e investir em procedimentos e tratamentos personalizados é muito importante. Assim, as chances de resultados satisfatórios serão ainda maiores. Pense nisso e invista em você!