Finanças Pessoais do Empreendedor

O Planejamento financeiro do empreendedor

Para o empreendedor administrar um negócio de forma planejada, é fundamental que ele administre suas finanças pessoais.

Por isso, elaboramos uma dica de planejamento financeiro para o empreendedor. Assim sendo, poderá administrar o seu negócio de forma planejada e direcionada.

Procrastinação

A procrastinação é inimiga da vida e dos negócios do empreendedor. Por isso, para planejar as suas finanças não espere para depois. Comece seu planejamento agora, com o que tem em mãos.

Essa história de vou começar amanhã atrasa a vida do empreendedor e aumenta as dívidas.

Planejamento

Um planejamento financeiro não é base só para os negócios. Sendo assim, é importante que o empreendedor planeje suas finanças pessoais, de modo que possa focar nos negócios.

Aplicativos, planilhas e até mesmo ferramentas de gestão de planejamentos podem servir como apoio. Uma vez que auxiliam não somente nos negócios, como também para a vida pessoal.

Dívidas

As dívidas pessoais podem atrapalhar a sua entrada no empreendedorismo, uma vez que podem crescer e atrapalhar seus planos de negócio.

Por isso, exponha a si mesmo o que realmente deve para que possa planejar o pagamento de cada uma dessas dívidas. Se possível, comece da maior para a menor, já que geram juros conforme se acumulam.

Reserva

Dentro do seu plano de finanças pessoais reserve uma porcentagem para criar uma reserva de emergência. Assim sendo, poderá ter sempre um valor guardado para situações inesperadas, enquanto paga as suas dívidas.

Segundo a Anbima, 52% dos brasileiros não possuem reserva de emergência, e isso é muito prejudicial para as finanças.

Erro do empreendedor

Não cometa o maior erro do empreendedor, misturar as finanças pessoais com as do negócio. Por isso, separe a pessoa física e jurídica, de modo que não use o Capital de Giro para pagar contas pessoais.

Certamente controlando suas finanças estará mais apto para investir no empreendedorismo e repetir o sucesso do planejamento financeiro no seu negócio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.