Nada é mais confortante para quem passou por dias de calor intenso do que a previsão da chegada de uma frente fria. A boa notícia é que a primeira frente fria do outono está a caminho, prometendo trazer alívio para as altas temperaturas.
O outono começa oficialmente no dia 20 de março, à 00h06, e se estende até às 17h51 de 20 de junho, pelo horário de Brasília. Logo no primeiro dia da nova estação, já haverá mudanças nas condições de tempo devido ao avanço de uma nova frente fria.
Antes da chegada da frente fria, os estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo ainda passarão por um primeiro dia de outono quente e abafado, com previsão de pancadas moderadas a fortes a partir da tarde.
Com o avanço do sistema em direção ao Sudeste, as pancadas de chuva ganharão mais intensidade em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, litoral sul do Rio de Janeiro e na divisa dos dois estados com Minas Gerais. Neste dia, o risco de temporais aumenta – inclusive nas capitais.
A passagem de uma frente fria marca o fim do período de bloqueio atmosférico e o término da onda de calor no país. Portanto, a entrada de um pouco de ar frio vai aliviar o calor intenso em muitos estados brasileiros.
A semana vai terminar com temperaturas mais baixas no Sul e no Sudeste e diminuição das temperaturas altas no Centro-Oeste.
Após a passagem da frente fria, haverá condição de tempo fechado na região do Vale do Itajaí, no litoral e leste do Paraná, no sul de São Paulo, incluindo o litoral, além de tempo severo e chuvoso no centro-sul do Rio de Janeiro.
Cidades do sul de Minas, região da Zona da Mata e parte do sul do Espírito Santo devem ficar em alerta para o risco de temporais.
Diante da previsão do temporal, é importante tomar algumas ações preventivas para evitar acidentes e danos materiais. Algumas medidas úteis incluem:
Ademais, a chegada da frente fria é uma boa notícia para quem sofre com o calor excessivo. A queda das temperaturas trará um alívio bem-vindo, mas também é necessário se preparar para possíveis temporais que podem acompanhar a mudança de clima.
Portanto, é fundamental ficar atento às previsões do tempo e tomar as medidas preventivas necessárias.