É cada vez comum a aparição de fake news e fraudes no mundo digital. Em tempos de crise, como vem ocorrendo desde 2020, com a pandemia, a quantidade se torna ainda maior. Assim, após o lançamento do sistema de transações bancárias, PIX, não seria diferente.
Em 2020, o número de golpes e fraudes causadas pelo lançamento do aplicativo Caixa Tem foi alto devido à novidade que causava dúvidas. E até hoje, beneficiários ainda são alvo de golpistas. Com o PIX aconteceu e acontece a mesma coisa: golpistas estão se aproveitando das dúvidas e tentando fazer vítimas desavisadas.
Leia mais: Brasileiros são pegos de SURPRESA e vão receber DEVOLUÇÃO de IMPOSTO via PIX
Diferentemente do que pode se imaginar, o PIX não é uma ferramenta nova. Trata-se apenas de mais um sistema vinculado a conta-corrente. Ou seja, só pode ter acesso dentro do seu banco. Não existe nenhuma outra forma de usar o PIX e tampouco é necessário baixar qualquer tipo de serviço.
Mas, é dessa forma que criminosos agem para tentar obter vantagem sobre cidadãos. Segundo informações vindas de empresas que atuam no mercado de segurança de dados há muitos anos, existe uma série de domínios falsos criados com o termo PIX, que visam enganar o usuário.
Com isso, usa-se a prática mais comum dos cibercriminosos: o phishing: termo para ações que tentam induzir usuários a fornecer informações pessoais, como números de contas e senhas.
Sites fakes, e-mails enviados por pessoas estranhas, e até mensagens via Whatsapp, são iscas colocadas pelos cibercriminosos. Portanto, é preciso ficar atento a detalhes, como o fato de que, na maioria das vezes, os golpes acontecem no compartilhamento de algum link, com nosso próprio consentimento, por e-mail ou por WhatsApp.
Para não cair em um desses golpes, é simples. Basta não clicar em links, sites ou e-mails duvidosos. Se você tem dúvida, não clique, abra o aplicativo do seu banco, acesse o site da instituição financeira e procure a opção de cadastrar as chaves do PIX. Dessa forma, você evita acabar visitando um site falso que vai te prejudicar.
Então, acesse sites confiáveis e os portais oficiais dos bancos. Também é altamente recomendável não passar dados pessoais para estranhos, tampouco senhas.
Também é simples. Os bancos não estão enviando por redes sociais ou e-mail nenhum tipo de link que te levará para a página de cadastro. Sendo assim, qualquer mensagem que chegue na sua caixa postal deve ser bem conferida para se ter certeza de que não é alguém se passando por seu banco.
O cadastro para utilizar o PIX só se faz através dos aplicativos oficiais das instituições financeiras. Portanto, se deseja realizar o cadastro de uma chave, acesse a sua conta bancária pelo celular. Logo na página principal, estará mostrando uma mensagem lhe convidando para fazer o cadastramento de forma segura.