O desastre de Chernobyl ficou marcado como uma das maiores catástrofes da humanidade ocasionada pela falha humana.
A saber, o desastre de Chernobyl aconteceu em 26 de abril de 1986, por conta da explosão de um reator nuclear houve uma enorme liberação de resíduos tóxicos em localidades da Belarus, Ucrânia e Rússia.
Vale dizer que a explosão do reator liberou cerca de 5% de todo material radioativo da Usina de Chernobyl. Além disso, o governo da URSS transferiu 220 mil pessoas que moravam próximas à área do desastre de Chernobyl.
Desse modo, o desastre de Chernobyl acabou sendo retratado em diversas séries e documentários demonstrando o que de fato aconteceu.
Vale dizer que o desastre de Chernobyl poderá aparecer no Enem e em diversos vestibulares. Por isso vale a pena ficar ligado nas dicas.
Além disso, estudar por séries e documentários tornou-se uma maneira alternativa na preparação para as avaliações que estão por vir, acompanhe o artigo e fique por dentro das dicas, veja!
Selecionamos três dicas de filmes e documentários sobre o desastre de Chernobyl, veja!
O documentário de origem ucraniana mostra várias imagens de arquivo e filmagens feitas depois do desastre de Chernobyl.
No entanto, o foco do filme é Valeriy Starodubov, além do esforço de 3.828 pessoas que buscam um local seguro, assim como a descontaminação dos escombros da usina.
A série conta a história da explosão que ocasionou o desastre de Chernobyl em 1986. A saber, o desastre matou dezenas de pessoas e ficou marcado como a maior tragédia nuclear da história.
Ademais, enquanto o mundo lamentava o enorme acidente, o cientista Valery Legasov, a física Ulana Khomyuk e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina buscam encontrar as causas do acidente.
O documentário conta a história de um ucraniano vítima do desastre de Chernobyl que possui um segredo sobre a tragédia durante três décadas.
Todavia, seu desejo é a revelação do segredo, mesmo com a Ucrânia tendo uma revolução e uma guerra em curso.
A confissão pode custar sua vida, no entanto, ele prefere fazer parte da revolução e tornar público aquilo que estava guardado a sete chaves.
E então, gostou das dicas sobre o desastre de Chernobyl?
Não deixe de ver também – Usina Nuclear: O que estudar sobre o tema.