Iniciam nesta terça-feira (6), a partir das 10h, as inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 2º semestre de 2020. Quem tiver interesse vai disputar uma das 50 mil vagas que o programa disponibiliza.
A saber, vagas remanescentes consistem naquelas não ocupadas quando houve o processo seletivo regular. Muitos candidatos, no meio da seleção, acabaram desistindo ou então não conseguindo reunir toda a documentação necessária para concretizar o financiamento.
Nos três primeiros dias de candidaturas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), haverá a disponibilidade das vagas para os cursos prioritários. Segundo o órgão, fazem parte desse grupo, por exemplo, graduações da área de saúde, engenharias, licenciaturas e ciência da computação.
O prazo para fazer a inscrição se difere de acordo com o status acadêmico dos candidatos. Os que ainda não se encontram matriculados em uma instituição de ensino superior podem se inscrever até as 23h59 do dia 13 de outubro.
Já aqueles possuem a matrícula em uma faculdade têm até o dia 13 de novembro para realizar suas candidaturas.
O Fies diferencia os processos seletivos para ocupação de vagas convencionais das vagas remanescentes. Nesse caso, a saber, se levará em conta a ordem de conclusão das inscrições.
Desse modo, caso você precise alterar alguma informação na inscrição já concluída no sistema preste atenção, pois deve fazer o cancelamento e logo após se inscrever novamente. Em meio a esse processo, a vaga que você tinha escolhido pode não ficar mais disponível quando refizer sua candidatura.
Lembre-se que para solicitar uma das vagas remanescentes do Fies você precisa ter realizado pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010.
Além disso, no exame, deve ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas e não ter zerado a prova de redação. Outro pré-requisito é apresentar renda mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa da família.
O Fies tem como intuito facilitar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas.