A fidelização do cliente é um grande objetivo para uma empresa no mercado atual, independentemente do seu segmento de atuação, visto que fidelizar o cliente pode ser um desafio na era digital.
Anteriormente ao fluxo de tecnologia atual, o comportamento do cliente era passivo. Uma vez que o cliente aguardava pelo lançamento de um produto através do anúncio por meio de mídia impressa ou televisiva. No entanto, na era digital, esse fluxo mudou de maneira radical, já que o cliente possui uma participação diretamente ativa nas redes sociais da empresa, impactando a sua imagem.
A fidelização do cliente no mercado atual pode ocorrer por diversos fatores, já que o cliente pode ser fidelizado de forma direta e indireta. Assim sendo, para fidelizar o cliente de maneira direta, é necessário realizar campanhas próprias para essa finalidade, como cupons de descontos, programas próprios para que o cliente escolha a sua marca, recompensa por indicação etc.
De maneira indireta, o cliente se interessa pela qualidade do produto ou serviço; o que é um fator imprescindível, portanto, pode ser um aspecto desafiador para muitas empresas. No entanto, embora seja um desafio, uma empresa que atua de forma ampla e direciona os seus fluxos, eleva suas chances de fidelização do cliente, através da qualidade entregue no produto ou serviço e no atendimento resolutivo.
Sendo assim, uma empresa que investe em tecnologia, investe diretamente na fidelização do cliente, já que a tecnologia na gestão de uma organização, permite que a empresa obtenha métricas confiáveis para que possa lidar com seus fluxos internos, otimizando seus processos.
Portanto, o empreendedor deve pensar na fidelização do seu cliente como parte de um planejamento estratégico que deve contemplar as melhorias nos seus fluxos, para que o cliente receba qualidade em todos os seus processos.
Além dos pontos citados, o interesse do cliente ocorre de forma direta através da participação ativa da empresa nas redes sociais, considerando o marketing digital. Por isso, responder o público diretamente nas plataformas da empresa é fundamental para que o cliente seja atendido, de modo que a empresa construa uma imagem positiva dentro do mercado. Visto que uma reclamação pode ser replicada na internet, tornando negativa a imagem de uma empresa, independentemente do seu porte ou segmento de atuação.