Trabalhadores que estão com o nome sujo e precisam de um dinheiro extra podem contratar um empréstimo pela antecipação do saque saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para cobrir a dívida.
No entanto, a possibilidade só é permitida para quem possui saldo disponível no Fundo de Garantia e aderiu a modalidade do saque-aniversário do FGTS. Por meio dela, o trabalhador recebe uma parcela anual de parte dos seus recursos no órgão.
A antecipação do saque funciona como um empréstimo, no qual a cobrança de juros é de 1,49% ao mês, caso a contratação seja com a Caixa Econômica Federal. Cada instituição financeira possui suas próprias condições e negociação para antecipação do saque do FGTS.
Trabalhadores com direito ao saque extraordinário do FGTS poderão sacar os valores liberados até 15 de dezembro deste ano. Os depósitos foram realizados de maneira automática para aqueles que possuem saldo disponível em suas contas vinculadas ao Fundo de Garantia.
As quantias foram creditadas automaticamente nas contas poupança digitais abertas em nome de cada trabalhador pela Caixa Econômica Federal. Cada um pode resgatar até R$ 1 mil, conforme o saldo disponível em seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Os trabalhadores que ainda não realizaram o saque do FGTS ainda podem resgatar os valores. O prazo das liberações ainda não terminou, mesmo para quem teve o benefício liberado dentro da data correta.
Como mencionado, os valores do saque extraordinário do FGTS foram creditados no Caixa Tem. Por ele, o trabalhador consegue fazer transferências bancárias, inclusive via Pix, fazer compras online usando o cartão de débito virtual, pagar contas e boletos, entre outras possibilidades.
Confira o passo a passo de como realizar a consulta no site e no aplicativo do FGTS.
Pelo aplicativo: