Em 2020, o Governo Federal liberou através da Medida Provisória 946, o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Na ocasião, o saque beneficiou vários trabalhadores impactados pelas crises da pandemia decorrente da Covid-19.
No entanto, o que muitos querem saber é quando será liberada a nova rodada do saque emergencial do FGTS este ano.
A expectativa em relação a aprovação do saque emergencial surgiu ainda no fim do ano passado, quando o Governo Federal preparava o plano de contestação a pandemia do coronavírus. Dentre as medidas implementadas ao plano, estava a do saque emergencial do FGTS.
No entanto, alegando a adoção de iniciativas que causariam mais impactos a população brasileira, tais como o auxílio emergencial, BEm, antecipação do 13º salário do INSS e reformulação do Bolsa Família, o Ministério da Economia informou que não tem interesse em liberar uma nova rodada do saque emergencial do FGTS em 2021.
Além disso, uma nova liberação poderia comprometer a sustentabilidade do programa, tendo em vista que nos dois últimos anos o governo possibilitou o saque do benefício. Em 2019 foi por meio do saque imediato e, em 2020, pelo saque emergencial.
Diante todas as discussões, as possibilidades para ter acesso ao FGTS, segundo o que está previsto no artigo 20 da Lei 8.036/1990, são: