Quem ainda não fez o saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), precisa ficar atento, pois o prazo termina em dezembro. A modalidade foi anunciada pelo Governo Federal em abril deste ano, ela permite que o trabalhador resgate até R$ 1 mil das suas contas ativas e inativas vinculadas ao FGTS.
Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 42 milhões estão aptos a realizarem o saque extraordinário, porém, 12 milhões ainda não fizeram o procedimento. De todo modo, o trabalhador não é obrigado a retirar os valores. Neste caso, basta deixar o saldo parado na conta e aguardar o prazo expirar, previsto no dia 15 de dezembro deste ano.
O trabalhador pode fazer uma consulta no site ou aplicativo do FGTS, disponível para download em aparelhos com sistema operacional Android ou iOS.
No entanto, os valores do saque extraordinário podem ser visualizados no aplicativo Caixa Tem, um vez que é o meio pelo qual o resgate deve ser realizado.
Na plataforma é possível pagar contas e boletos, realizar compras online com cartão de débito virtual, fazer recarga no celular e até mesmo realizar transferências via PIX.
Vale ressaltar que é necessário que atualmente é necessário fazer a solicitação dos valores. Basta acessar o aplicativo ou site do FGTS. Feito o procedimento, o trabalhador terá que aguardar até 15 dias úteis para os recursos caírem na poupança digital.