Estão oficialmente concluídos os pagamentos extraordinários do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo as informações oficiais, pouco mais de 42 milhões de brasileiros tiveram a oportunidade de receber o saldo nas últimas semanas. O Governo Federal estima que permitiu a liberação de mais de R$ 30 bilhões para os depósitos.
Nesta quarta-feira (15), a Caixa Econômica Federal concluiu oficialmente os pagamentos extraordinários. Hoje é a vez dos usuários que nasceram no mês de dezembro. Segundo o banco, o dinheiro foi depositado automaticamente na conta dos cidadãos no aplicativo Caixa Tem. Por lá, é possível realizar pagamentos, gerar códigos para saques e até mesmo transferências para outras contas.
Nesta quarta (15), estima-se que pouco mais de 3,3 milhões de brasileiros nascidos no mês de dezembro estejam aptos ao recebimento da quantia. Para esta liberação, o Governo Federal liberou mais de R$ 2,3 bilhões para os repasses. Quem nasceu entre os meses de janeiro e novembro também já pode receber, pois os seus depósitos já aconteceram em datas anteriores.
Qualquer trabalhador pode conferir se tem ou não o direito de receber o dinheiro do FGTS extraordinário do Governo Federal sem precisar sair de casa. É possível conferir as informações por dois canais digitais.
Site da Caixa Econômica Federal:
o que é possível fazer por lá: conferir se tem direito ao saldo extraordinário e conferir a data do seu recebimento específico.
App do FGTS:
o que é possível fazer por lá: conferir dados como valores, datas de pagamentos, informar que não quer o dinheiro neste momento, pedir o retorno do saldo que já foi pago e realizar a alteração cadastral.
Caso o cidadão acredite que tem direito ao saldo do FGTS e mesmo assim ainda não recebeu nada no Caixa Tem, ele precisa acessar um dos canais acima para conferir se há algum saldo disponível em sua conta do FGTS.
Há situações em que o empregador não depositou o dinheiro para os trabalhadores. Para estes casos, o cidadão pode entrar em contato com a empresa para saber o que aconteceu, ou até mesmo acionar a justiça se a situação não for resolvida.
Também há casos em que o dinheiro do benefício não foi solicitado pelo cidadão. De acordo com a Caixa Econômica Federal, a maioria das pessoas não precisa realizar a solicitação, mas há situações específicas em que o pedido se faz necessário.
O FGTS é um direito do trabalhador que é liberado em situações específicas, e é destinado para as pessoas que possuem assinatura na carteira, ou seja, cidadãos que tenham sido trabalhadores formais em determinado momento da carreira.
Normalmente, o saldo é liberado nos casos em que o empregado é demitido sem justa causa, ou no momento em que ele precisa comprar um imóvel. O Governo também pode liberar o montante em situações de desastres naturais.
Especificamente sobre esta liberação do FGTS extraordinário, o objetivo do Governo Federal é fazer com que as pessoas ajudem a economia a girar, visto que a situação econômica do país ainda não foi totalmente recuperada.