Trabalhadores de todo o país não precisam ter pressa para movimentar o dinheiro da liberação extraordinária do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo as informações oficiais, a movimentação do saldo liberado pelo Governo pode acontecer até o próximo dia 15 de dezembro sem maiores problemas.
Durante as últimas liberações do saldo, cidadãos usaram as redes sociais para dizer que o sistema do Caixa Tem e do app do próprio FGTS estavam lentos. Dessa forma, muitos indivíduos não estavam conseguindo movimentar a quantia no momento em que ela era liberada. A boa notícia para estas pessoas, é que não é preciso se preocupar com o tempo.
Em nota, a Caixa explicou que os sistemas apresentaram falhas e até formação de filas de espera devido o alto número de acessos simultâneos. Nesse sentido, o cidadão pode esperar um pouco mais para tentar movimentar o dinheiro da quantia em um momento posterior.
O importante neste momento é saber que as falhas no sistema do app não estão acontecendo por causa de um problema no seu perfil ou no seu saldo. Trata-se, portanto, de um problema geral que tende a se resolver à medida que um menor número de pessoas tentar movimentar o saldo ao mesmo tempo. Assim, a dica é esperar mais um pouco.
De qualquer forma, caso o cidadão precise urgentemente do dinheiro e não tenha mais a opção de esperar alguns dias, a dica é tentar movimentar o saldo em momentos que não são de pico. Alguns cidadãos relataram que conseguiram usar o saldo normalmente sem maiores problemas no período da madrugada, quando tem menos pessoas acordadas, por exemplo.
Nesse sentido, vale lembrar que os pagamentos do FGTS extraordinário entraram na reta final neste mês de junho. Nesta quarta-feira (1), por exemplo, foi a vez dos trabalhadores que nasceram no mês de outubro. O dinheiro foi depositado na conta digital do Caixa Tem.
Os trabalhadores que nasceram em novembro receberão o saldo no próximo dia 8 de junho. Já no dia 15 do mesmo mês, será a vez dos cidadãos que fazem aniversário no mês de dezembro. Em todos os casos, o dinheiro terá seu depósito no Caixa Tem.
Caso algum cidadão não queira receber o saldo do FGTS extraordinário este ano, ele pode comunicar a decisão para o Governo através do próprio sistema do app. Outra opção é não movimentar a quantia até o dia 15 de dezembro. Assim, o saldo volta para o Fundo de Garantia.
Na última segunda-feira (30), o presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve no estado de Pernambuco para sobrevoar as áreas mais atingidas pelas fortes chuvas na região. Por lá, o governo local já confirmou a morte de 121 pessoas por causa das cheias e deslizamentos.
Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que o Governo Federal ajudará os cidadãos que ficaram desabrigados por causa do desastre. Ao lado do chefe de estado, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse que o Planalto deve liberar o FGTS para a população mais atingida.